Contra a crise, ampliação do programa habitacional


Não se passa praticamente um dia sem que o governo adote medidas para evitar uma desaceleração da economia e garantir seu crescimento esse ano.

Além da continuidade dos investimentos do PAC e nos programas sociais, agora atendendo a uma demanda dos pequenos municípios, retifica programas como o habitacional e aumenta o universo das cidades a serem atendidas pelo "Minha Casa, Minha Vida", de construção de 1 milhão de moradias no país. Agora a totalidade dos quase 6 mil municípios do país será contemplada e milhares de famílias com renda entre 1 e 3 salários mínimos terão acesso à casa própria. Antes, apenas os municípios com mais de 100 mil habitantes podiam se inscrever no programa e ter direito aos subsídios e redução de impostos e outros benefícios.

A Caixa Econômica Federal (CEF), a partir de dados técnicos e da renda das famílias, também reavaliará o cadastro de inscrição de cada município evitando, assim, manipulações ou favorecimento político em nível municipal.

Mas o governo tem que ficarmuito atento para que não haja a burocratização do processo de decisão e se leve meses para concluir a seleção e a avaliação dos beneficiados. Outra medida salutar foi a introdução do sorteio no caso de excesso de pretendentes. É mais uma garantia para se evitar o uso político e partidário do programa, tão comum no passado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão