PROJETO PEDRA DE FERRO


Hoje(12), aconteceu em Guanambi a 2ª Oficina Preparatória para a Audiência Pública de implantação do Projeto Pedra de Ferro da empresa Bahia Mineração. O evento foi coordenador pelo IMA - Instituto de Meio Ambiente e contou com as presenças de diversas autoridades e personalidades da região: Prefeito de Pindaí, Loro; representantes da Coodevasf, Embasa, Ingá, Prisma, STR de Guanambi, CASA; Secretários de Agricultura e Meio Ambiente de Guanambi (Joventino Neto) e Pindaí (Zequinha); Secretarias de Indústria e Comércio e Infra-Estrutura de Guanambi; Vereador José Carlos Lélis - Latinha (Guanambi), Presidente da Câmara Municipal de Palmas de Monte Alto, Paulo Neres; Vereadores de Palmas de Monte Alto, Neto e Oscar; entre outros. Diversos diretores e assessores da empresa Bahia Mineração participaram do evento.

Foram debatidos vários temas relacionados com os aspectos legais da implantação do projeto, tais como: Licencimento Ambiental, Projeto Pedra de Ferro, Adutora de Água Industrial, Estudo de Impactos Ambientais e dúvidas e esclarecimentos sobre o empreendimento.

Os diversos representantes da comunidade fizeram intervenções destacando os aspectos positivos - criação de emprego e renda, formação de mão-de-obra e investimentos regioanis, bem como levantaram preocupações sobre os aspectos negativos - degradação do meio ambiente, biodiversidade, biosegurança, recuperação das áreas degradadas, problemas relacionados com o a preservação das nascentes, rios, flora e fauna.

O principal problema debatido foi a questão do abastecimento de água para atendimento humano e animal da região. A questão da construção da adutora do Rio São Francisco, a recuperação das estradas BR-030 e BR-122, investimentos em energia, comunicação, educação, meio ambiente e outros temas foram temas abordados nos grupos de trabalho.

A empresa Bahia Mineração fez uma explanação sobre o Projeto Pedra de Ferro:

"O próprio nome do projeto já transmite a idéia de que este será um dos maiores e mais sólidos projetos do estado da Bahia. Com investimentos multimilionários, a Bahia Mineração pretende implementar o Projeto Pedra de Ferro na região de Caetité, município com 46 mil habitantes localizado no sudoeste baiano, a 757 km de Salvador, para produzir aproximadamente 25 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e se tornar uma das maiores empresas do estado.

Este grande projeto será formado por um sistema de captação de água industrial, linhas de transmissão de energia, a mina e a usina de concentração, uma logística de transporte de mais de 400 km e um terminal de embarque privativo offshore ligado a uma retroárea, em Ponta da Tulha, próximo à Ilhéus.
A previsão é que o Projeto Pedra de Ferro inicie suas operações a partir do 2º semestre de 2011 e que no ano de 2012 já esteja em plena operação, o que transformará o estado da Bahia no 3º maior produtor de minério de ferro do Brasil".

Foram apresentados os mapas da mina de Caetité e Pindaí e da região (Adutora de Água Industrial).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão