Programa Medicamento em Casa

Ministro da Saúde participa do lançamento do Programa Medicamento em Casa na Bahia

Atender pacientes portadores de diabetes e hipertensão que já fazem uso regular e contínuo de medicamentos e têm controle da pressão arterial e da taxa de glicemia é o objetivo do Programa Medicamento em Casa do governo do estado em parceria com o Ministério da Saúde. Lançado oficialmente na segunda-feira (16/03), durante o seminário Os Municípios e a Saúde de Todos Nós, que aconteceu em Salvador com a presença do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o programa, um dos prioritários do governo e de maior impacto na saúde, é coordenado pela Superintendência de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologias em Saúde – Saftec, da Secretaria de Saúde do Estado – Sesab.

“São doenças que têm incidência muito elevada na população, e grande parte das complicações deriva da falta de controle. Então, se você consegue controlar a patologia ainda no nível de atenção primária, diminui consideravelmente o risco de complexidade de nível médio e alto”, explica a superintendente da Saftec, Gisélia Santana Souza. As possíveis complexidades seriam, no caso de hipertensão, acidentes vasculares cerebrais, infartos e problemas renais; e, em se tratando da diabetes, problemas neurológicos e cegueira.

O lançamento só foi anunciado após a implantação em fase de testes - desde outubro de 2008, o programa funciona como piloto em cinco municípios baianos: São Sebastião do Passe, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Camaçari. “1.050 mil pacientes foram contemplados nessa fase inicial, de testes logísticos e estratégicos. E os índices de satisfação são excelentes”, destacou Gisélia. Outros 17 municípios já assinaram o termo de compromisso entre entes públicos – leia-se, Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e prefeituras – para aderir ao Medicamento em Casa, e a meta é estender o benefício o todo o estado. “Para tanto, dependemos da capacidade dos municípios em estruturarem os serviços”, informa a superintendente.

Além de contar com uma equipe estruturada do Saúde na Família, cujo treinamento é disponibilizado pela própria Sesab, as localidades precisam dispor de uma estrutura técnica mínima, como computadores de acesso a internet; já que a prescrição de remédios é feita on line. O cadastro de pacientes é informatizado e individual, com a posologia particular de cada um dos registrados. “O médico faz a prescrição e envia para central do Programa, a qual providencia o envio direto dos remédios aos pacientes via correio e sob a supervisão de um farmacêutico”, esclarece Gisélia. A quantidade é calculada para durar três meses e, após esse período, o paciente precisa retornar à unidade de saúde para análise médica.

“O paciente se sente valorizado diante da segurança em ter o seu medicamento assegurado com regularidade e gratuitamente”, enfatiza Gisélia Santana. “Em contrapartida, também passam a colaborar mais com o tratamento, uma vez que manter as taxas de hipertensão e glicemia estabilizadas é exigência para continuar no programa”, completou. O programa também tem reflexos na estruturação dos serviços de atenção básica à saúde nos municípios cadastrados, e cria um sistema amplo e detalhado de informação sobre diabetes e hipertensão, possibilitando um maior controle sobre essas doenças.

De Salvador,
Camila Jasmin

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão