MOBILIZAÇÃO ESTUDANTIL DA UNEB (GUANAMBI, CAETITÉ E BOM JESUS DA LAPA) EM SALVADOR

Ocupações de campi da Uneb no interior chegam ao 10º dia

A TARDE On Line

A ocupação nos 24 campi da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) localizados no interior completou dez dias nesta quinta-feira, 26. Segundo Jackson Ministro, componente do movimento estudantil Alto Sertão, responsável pelos protestos, a intenção dos estudantes é manter a ocupação até que as negociações com a Secretaria de Educação (SEC) e a universidade sejam concluídas.

De acordo com Ministro, o protesto continuará até que a SEC e a Uneb estabeleçam uma data definitiva para realização de concurso público de contratação de professores, completando o quadro docente das unidades do interior, principal reivindicação dos alunos. Na quarta-feira,25, representantes do movimento estudantil se reuniram com o reitor da universidade, Lourisvaldo Valentim, e o secretário de educação, Adeum Sauer, para resolver o impasse, mas não foi determinada uma data para lançamento do edital de contratação. O encontro foi mediado pelo Ministério Público.

Em nota, A SEC informou que reconhece a carência de professores na instituição e argumenta que o problema é consequência de uma expansão desordenada, sem o devido planejamento e capacidade orçamentária compatível. A Uneb respondeu à nota informando que já foi solicitada a contratação de 525 professores, o que resultaria em um impacto financeiro de R$ 22 milhões no orçamento do Estado, apenas em 2009. A viabilidade dessa solicitação deverá ser avaliada numa reunião a ser agendada entre as secretarias da Educação, da Administração, das Relações Institucionais, da Fazenda e a Casa Civil. Somente após essa definição deverá ser feito um novo encontro com o movimento estudantil para continuar com as negociações para desocupação dos campi.

Como solução temporária, na última sexta-feira, 20, foi liberada a realização de seleção pública via Reda de mais 200 vagas de docentes para a universidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão