CÂMARA DE VEREADORES DE GUANAMBI





Câmara itinerante:
Legislativo guanambiense discute os problemas da comunidade
Por: Asses. de Imprensa da Câmara de Ver. de Guanambi

Cumprindo a missão de colocar o Poder Legislativo de Guanambi no centro das discussões mais importantes da comunidade foi realizada na noite desta segunda-feira a primeira Sessão Itinerante da atual legislatura. A presidência da Casa prometeu estreitar ainda mais os laços com a comunidade levando as Sessões ordinárias para os bairros onde pudesse se realizar uma espécie de Audiência Pública.

O Auditório do Campus XII da Uneb ficou pequeno, pois foi tomado por um grande numero de estudantes e populares que lutam pela melhoria da qualidade do ensino público, mais professores e ampliação de acervo da biblioteca bem como das instalações físicas.No espaço reservado à Tribuna Livre – onde é livre a manifestação popular – fizeram uso da palavra o diretor do Campus Universitário professor Osaná Macedo que expôs as necessidades mais urgentes, salientando que tais pleitos já foram solicitados oficialmente à reitoria e demais órgãos que dirigem a educação estadual.

Os estudantes por sua vez destacaram o movimento de ocupação desencadeado nos seis Campi da Uneb, com o intuito de pressionar o governo do estado em busca de uma solução urgente para a falta de professores nos variados cursos assim como a evidente necessidade de ser aumentado o número de salas de aulas, visto que novos alunos estão chegando para a faculdade num total de seis novas turmas, tendo disponíveis apenas cinco salas de aulas.

A professora Gabriela coordenadora do Curso de enfermagem externou sua preocupação com a grande evasão de alunos ocasionada em razão do comprometimento da qualidade e a falta de vários professores nas principais disciplinas.

O professor Cláudio Almeida destacou a falta de docentes no Curso de Educação Física, o que prejudica o aproveitamento dos graduandos. Todos os vereadores presentes lamentaram a situação de tão importante Instituição de Ensino Superior que tem um papel fundamental na formação profissional e no desenvolvimento socioeconômico e cultural de um povo.

O presidente Élder Guimarães firmou o compromisso de agilizar a composição de uma comissão para em audiência com o Governador do estado entregar em mãos o pleito da comunidade estudantil, que na verdade se trata de um pleito de todos.
Apoio do Vereador do PCdoB

O Vereador José Carlos Lélis Costa externou o apoio ao movimento estudantil e apresentou uma proposta de documento que será assinados por diversas autoridades e entidades da sociedade civil e entregue ao Secretário de Educação do Estado da Bahia.
Documento

Guanambi, 17 de Março de 2009

Exmº Sr. Adeum Hilário Sauer
M. D. Secretário de Educação do Estado da Bahia
Salvador - Bahia
Prezado Secretário,

Em virtude do uso da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Guanambi, no dia 09.03.2009, onde esteve presente mais de 200 estudantes dos cursos de Pedagogia, Educação Física, Administração e Enfermagem da UNEB Campus XII, a Casa da Cidadania deliberou por realizar uma Sessão Itinerante realizada no auditório da instituição (16.03.09) com o objetivo de diagnosticar a realidade do funcionamento da UNEB em Guanambi.

No dia 10 de março, uma Comissão de vereadores visitou as instalações da UNEB e debateu com a comunidade estudantil, docente, funcionários e dirigentes a realidade da estrutura física e do funcionamento dos cursos, conforme relatório apresentado abaixo:

1. A UNEB Campus XII foi criada em 1989, com a denominação de FAEG, que funcionou em caráter provisório na Biblioteca Central da cidade de Guanambi, sendo que em 1993, passou a funcionar em prédio próprio, situado em uma área com 76.000 m², atendo o curso de Pedagogia. Em 1999, foi implantado um novo curso de Licenciatura Plena em Educação Física. Posteriormente, em 2006, foram criados os cursos de Administração e Enfermagem;

2. Neste processo de ampliação e crescimento a instituição funciona com um quadro de 52 professores, 18 servidores técnicos administrativos, 936 estudantes, atendendo uma população em torno de 26 cidades, onde as suas instalações físicas foram adaptadas para atender as novas demandas, tais como: Núcleos de Pesquisa e Extensão, Salas Administrativas e Departamentos, Biblioteca, Auditório, Sala de Estudo, Laboratórios dos diversos cursos, Cursos de Pós-graduação, Sala de Informática, entre outros;

3. A Comissão de Vereadores verificou em loco a realidade do funcionamento da instituição identificando que a estrutura física do Campus XII encontra-se estrangulada e sem condições de ampliação dos laboratórios dos respectivos cursos; biblioteca funcionando precariamente, sem espaço adequado e pequeno acervo bibliográfico desatualizado; sala de estudo e leitura apertada; pequeno número de computadores no Laboratório de Informática; laboratórios sem ar condicionado; quadra esportiva sem arquibancada e cobertura; falta de profissionais administrativos e professores dos diversos cursos; entre outros problemas, dificultando as atividades pedagógicas e administrativas e prejudicando a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, conforme documentos anexos.

Diante do exposto, os dirigentes, professores, servidores, pais de alunos e comunidade em geral, estão mobilizados e contam com o apoio efetivo da Câmara Municipal de Guanambi e da UVERMIG (União dos Vereadores da Microrregião de Guanambi), das diversas instituições da sociedade civil organizada, do Poder Público Municipal da região e personalidades políticas com o objetivo de reivindicar do Governo do Estado (através da Secretaria de Educação e da Reitoria da UNEB) a imediata contratação de professores para os cursos de Pedagogia, Educação Física, Administração e Enfermagem; construção de uma nova estrutura física com prédio próprio para a biblioteca, auditório e sala de estudo; construção dos laboratórios de enfermagem e administração; ampliação e atualização do acervo bibliográfico dos diversos cursos; construção do parque esportivo; contratação de servidores administrativos; e qualificação do quadro docente.

Este documento que será assinado pelas partes envolvidas, será encaminhado também para: o Governador do Estado, Assembléia Legislativa da Bahia, Secretário de Relações Institucionais, Deputados Federais e Estaduais da região, Ministério Público e representantes políticos da cidade e região.

Solicitamos de Vossa Excelência a intermediação para a realização de uma audiência com o Governador do Estado para discussão e definição das reivindicações relatadas.

Contamos com a sua sensibilização e apoio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão