CAETITÉ

Um bilhão para energia eólica em Caetité

Por: Gilson Medina - Iguanambi

Caetité – Bahia sediou no mês de fevereiro, uma reunião pública promovida pelo Instituto do Meio Ambiente da Bahia (IMA) e a Empresa Renova Energia, empreendedora do Projeto eólico da região que abrange Caetité e Igaporã. Presentes representando o IMA, a Geógrafa Lolita Maria Alves Garrido e Maria Betania Figueiredo, o Diretor da Renova Energia Ney Maron, além do Gerente de Energia Eólica Leandro Borgan, os técnicos Ricardo e Mônica da área de impacto ambiental. O encontro realizado na Sede da Casa de Clube de Amizade foi prestigiada também pelo ex-prefeito Ricardo Ladeia, Prefeito José Barreira, vice-prefeita Dra. Fátima, Secretário de Agricultura de Igaporã Gerson Reis, Chefe de Gabinete Hugo Queiroz Marques e vereador do município João Joaquim Pereira (João do Gás), Dr. Paulo Ledo, Chefe Regional da Embasa, imprensa e representantes sociais, Ong’s, etc.Energia eólica como alternativa

Durante a reunião, houve uma ampla explanação do Projeto, onde a Renova Energia colocou de forma transparente as ações do empreendimento com seus impactos sociais e econômicos positivos e negativos, emfatizando as providências no que diz respeito principalmente aos animais e nascentes.De acordo com Ney Maron “a energia eólica é tida como a mais limpa no mundo e ainda não é uma realidade noBrasil”. Ele destaca que apesar de haver alguns Parques no Rio Grande do Sul e no Nordeste, este será o 1º da Bahia trazendo geração de emprego e renda, atrativos turísticos e energia limpa.

Para o Prefeito de Caetité José Barreira, o projeto significa “bons ventos a nosso favor, mas como gestor vou colocar para a empresa a necessidade de condicionantes para trazer benefícios para o nosso município com reflexos em todos os setores”.
Já o ex-prefeito Dr. Ricardo Ladeia considera que “o projeto terá um grande impacto positivo sobre a economia de Caetite, Igaporã e a região, deve ter apoio da sociedade e dos políticos buscando os benefícios que ele pode trazer não só através da representação do prefeito mas todos os grupos políticos”. O ex-prefeito lembra que outro empreendimento da Enerbrasil será retomado no município.
Por seu lado, o IMA pretende acompanhar de perto o empreendimento e de acordo com Maria Betânia, como órgão responsável pelo licenciamento considera o Projeto importante “levando-se em consideração se tratar do maior Parque da América Latina com investimento de 1 bilhão de reais, colocando Caetité e Igaporã no marco das energias renováveis no mundo e a participação da sociedade no processo de tomada de decisões”.

O municipio de Igaporã também vê com bons olhos o Projeto e na visão do Secretário de Agricultura Gerson Reis “a empresa tem de levar em consideração o lucro e ver formas de ajudar na preservação ambiental a exemplo das nascentes”.

A Renova Energia prevê o inicio do Projeto entre final de 2009 a julho de 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão