UNE - UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES




Salvador sedia 6° Bienal de Cultura da UNE


Desde esta terça-feira (20) e até domingo (25) aproximadamente 7 mil estudantes de vários estados do Brasil e de toda a América Latina participam, em Salvador, da 6ª Bienal de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da 1ª Trienal da Organização Continental Latino-Americana e Caribenha de Estudantes. Com uma vasta programação de debates e eventos culturais, que acontecem em diversos locais da cidade, o evento comemora a primeira edição da Bienal, realizada há 10 anos. “Acho extremamente importante a presença de todos estes estudantes em Salvador para refletir sobre cultura e educação e fertilizar a cidade com novas idéias”, declarou o governador Jaques Wagner durante a abertura do evento, no TCA.

Para o deputado estadual Javier Alfaya, que presidiu a UNE na gestão 1981/82, a realização do evento em Salvador ratifica o papel desempenhado pela Bahia no movimento estudantil brasileiro. “A realização da Bienal na nossa capital confirma a importância da juventude baiana no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o setor em âmbito nacional, além de estimular a participação de um número cada vez maior de jovens no movimento estudantil”.

A atual presidente da UNE, Lúcia Stumpf, seguiu na mesma linha e lembrou que Salvador sediou, há exatos 30 anos, o congresso que marcou a reconstrução da UNE, e a realização da 1ª Bienal de Cultura, em 1999, rememorando os anos áureos do Centro Popular de Cultura (CPC), que aglutinou nomes como Arnaldo Jabor, Cacá Diegues e Ferreira Gullar. “A 6ª edição da Bienal entra para a história da UNE por conseguir reunir mais de 7 mil estudantes para debater cultura, fazer arte e canalizar o poder da juventude para transformar o Brasil”, destacou.

Com informações da Agecom e do Portal Vermelho Bahia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão