ELEIÇÕES DIRETAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO


SEC dá posse a mais de 2 mil diretores e vice-diretores dia 16/01/2009

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) cumpriu um de seus maiores compromissos de gestão e realizou eleições diretas para dirigentes escolares em 1.001 unidades de ensino da rede. Os 2.121 novos diretores e vice-diretores eleitos no processo seletivo interno tomam posse no dia 16 de janeiro, às 9h. As cerimônias de posse ocorrerão no Instituto Anísio Teixeira e em todas as Diretorias Regionais de Educação (Direc), de forma simultânea e pelo sistema de videoconferência com a presença do Governador Jaques Wagner.

Nas demais escolas onde não houve eleições ou o processo não foi validado (90 ao todo), a indicação caberá ao Secretário da Educação, Adeum Sauer, mas segundo critérios compatíveis com os exigidos para a escolha dos dirigentes eleitos. De um modo geral, as eleições ocorreram com tranqüilidade nas escolas participantes do processo. Concorreram para isso o desempenho, o compromisso e a responsabilidade demonstrados pelas comissões seletivas escolares, bem como a atuação de técnicos da Superintendência de Acompanhamento e Avaliação (Supav) e de outras superintendências da SEC.

Diretrizes - O processo seletivo teve duas diretrizes básicas: a qualificação da gestão educacional e o estímulo à participação da comunidade escolar. Por meio da qualificação da gestão, buscou-se aprimorar as funções exercidas pelos diretores e vice-diretores eleitos ¿ cerca de 13,6 mil profissionais do magistério se inscreveram no Curso de Gestão Escolar ministrado pela Universidade do Estado da Bahia. Desses, 8.368 se submeteram a todas as avaliações, sendo que 5.668 lograram êxito, classificando-se com média final igual ou superior a 7,0, exigida para habilitação à candidatura.

O sentimento de mudança veio de todas as Direc. A Diretora da Direc 30, Professora Helena Amaral, destacou a importância do processo democrático e enfatizou que: "O governo abriu mão da indicação política para os cargos de confiança em todo o Estado e realizou um processo amplo e democrático, onde a comunidade escolar e os pais elegeram os gestores das escolas estaduais. Isso é um avanço muito grande", ressaltou Helena Amaral.

Em Guanambi, a posse será realizada no dia 16 (SEXTA-FEIRA), às 9 horas, no Colégio Modelo de Guanambi, através de videoconferência. Participe!
Fonte: DIREC-30 e SEC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão