CAETITÉ


Águas de Caetité sem contaminação.

A nova análise realizada nas águas superficiais do entorno da empresa Indústrias Nucleares do Brasil (INB), no município de Caetité, no sudoeste da Bahia, não detectou a presença de urânio nem contaminação radioativa em nenhum dos seis pontos coletados.
As coletas foram feitas pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, através de convênio com o Senai/Cetind, dentro do programa Monitora, na primeira quinzena de dezembro, e a análise dos resultados foi concluída na primeira quinzena deste mês.

Segundo o coordenador de Monitoramento do Ingá, Eduardo Topázio, foram repetidas as coletas em quatro pontos analisados na campanha de outubro e acrescentados dois novos locais. “Os novos postos de análise foram demandados pela própria população, por serem bastante utilizados pelos moradores”, explicou.

As coletas das águas para análise foram realizadas em 11 de dezembro. A captação aconteceu na torneira pública da praça do povoado de Juazeiro, na Barragem de Águas Claras, na barragem do povoado de Buracão, no poço de captação de água para abastecimento do povoado de São Timóteo, na Lagoa de São Timóteo e no Poço João Criolo.

A primeira coleta e a análise das águas superficiais e subterrâneas em Caetité foram feitas pelo Ingá e pelo Senai/Cetind em outubro de 2008, quando foi detectada a presença de urânio acima dos padrões permitidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e pelo Ministério da Saúde em um dos sete pontos analisados.

Mas na coleta desta nova campanha a equipe de monitoramento do órgão não conseguiu colher amostras de água do mesmo local (poço 67), pois este estava lacrado e não foi liberado pelo proprietário. Em nenhum dos seis pontos foi detectada nem urânio e nem radioatividade.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão