UNIÃO DA JUVENTUDE SOCIALISTA (UJS)

Vitória da UBES: Câmara aprova Reserva de Vagas

Escrito por Fernando

Esta quinta feira, dia 20 de novembro, será lembrada pelo movimento estudantil como a data histórica em que a Câmara dos Deputados aprovou a reserva de 50% das vagas nas universidades federais para estudantes oriundos de escolas públicas.

A distribuição das vagas utilizará critérios do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para contemplar negros e indígenas de acordo com a população de cada estado. A proposta também prevê que, das vagas reservadas, metade seja preenchida por estudantes cujas famílias têm renda de até 1,5 salário mínimo (R$622,50) por pessoa.

Para Ismael Cardoso, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, a aprovação representa uma vitória histórica do movimento estudantil e vai contribuir para abrir a universidade para o povo. "É um dia de festa para os estudantes. Lutamos muito para conseguir a aprovação da Reserva, que é uma bandeira histórica do movimento. Finalmente, as universidades vão abrir suas portas para que o povo entre. Como diz a nossa música de passeatas, o filho do pedreiro vai poder virar doutor".
O presidente da UBES também avalia que a aprovação demonstra a força do movimento social e que o período que o país vive possibilita vitórias concretas. "Isso mostra que o movimento estudantil, e os movimentos sociais em geral, tem muita força, através da pressão que exercem sobre os governos e as lideranças políticas. O Brasil vive um período democrático em que, com muita luta e pressão, é possível dar vazão às demandas sociais e conseguir vitórias concretas", finalizou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão