PCdoB promove 1º para curso para vereadores e vices eleitos
Os novos vereadores e vereadoras, vice-prefeitas e vice-prefeitos eleitos pelo PCdoB no último pleito municipal estarão reunidos na capital baiana para um curso informativo e norteador sobre a política partidária adotada pela legenda comunista: “Vamos discutir desde o programa do partido à tática eleitoral, ressaltando a atual conjuntura política baiana e o papel dos governos de esquerda”, explica o secretário estadual de Formação, Milton Barbosa.

Durante os três dias de encontro, de 05 a 07 de dezembro, na Organização Fraternal São José, Largo de Roma, seis temas norteiam as discussões: estratégia e tática política; partido – história e concepção; o mandato de um vereador comunista; técnica legislativa; sugestão e elaboração de projetos; e lei orgânica de município. Os novos eleitos poderão esclarecer dúvidas a respeito das funções legislativas do vereador, orientações sobre o exercício do mandato, e diretrizes a respeito dos movimentos sociais, entre outros aspectos. “O curso engloba um conjunto de questões ligadas ao que chamamos de política partidária”, ressaltou Barbosa.

Entre os palestrantes, o presidente nacional da legenda, Renato Rabelo, e o secretário de Relações Institucionais do Comitê Central, Ronald Freitas, dividem as experiências acumuladas ao longo dos 86 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil. As atividades têm início sempre às 8h30, e se estendem ao longo do dia. A programação completa será definida pelo comitê na próxima terça-feira (2/12).

A direção nacional deve convocar os novos prefeitos e prefeitas, além dos re-eleitos, para curso semelhante, mas só em médio prazo. “No momento, a nossa maior atenção com os prefeitos e prefeitas é ajudá-los no planejamento e no exercício do governo, além de nos colocarmos à disposição para prestar todo apoio necessário”, pontuou o secretário estadual.

Crescimento partidário
O ano de 2008 assinalou crescimento histórico do PCdoB no Brasil e, em especial, na Bahia, onde o partido alcançou o seu melhor desempenho, sendo alçado ao 7º lugar no número de prefeituras no estado – foram 18 prefeitos, 18 vices e 149 vereadores eleitos no último 05 de outubro. Em todo o país, a legenda comunista elegeu 39 prefeitos e 608 vereadores.

“Só muito recentemente, o partido decidiu ter uma participação maior e mais efetiva no exercício dos governos. Até então, éramos muito mais ligados a questões do movimento social. Hoje, a pretensão é unir essa forte ligação social com um protagonismo na vida política”, defendeu Milton Barbosa. O secretário fez questão de enfatizar, entretanto, que o objetivo maior do partido é assegurar benefícios reais à população: “Apesar dos avanços, há muito ainda o que melhorar na vida das pessoas”, ponderou. “Queremos mostrar que o PCdoB é um partido em condições de, ao governar, transformar a realidade social do país”, ratificou Barbosa.

De Salvador,
Camila Jasmin

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão