PCdoB DA BAHIA

PCdoB veicula anúncio sobre o crescimento da legenda na Bahia

Um anúncio publicitário veiculado hoje (24/11) em dois grandes jornais da Bahia de circulação estadual e no Norte e Nordeste, estampa a arrancada do Partido Comunista do Brasil em todo o estado com as vitórias nas últimas eleições municipais, com o slogan ''Quando o PCdoB cresce o Povo se fortalece''.

''A intenção do anúncio não é somente assinalar o crescimento do partido, mas dar visibilidade a idéia de que a vitória eleitoral das forças da base de sustentação do governo estadual e federal e, em especial dos partidos de esquerda, tem a ver com a consolidação do projeto político de mudança, iniciado com a eleição de Jaques Wagner, em 2006'', atenta a secretária estadual de Comunicação do PCdoB, Julieta Palmeira.

As eleições de 2008, sem dúvida, impulsionaram a legenda a um posto de maior protagonismo no cenário político baiano. O PCdoB lançou 45 candidatos e elegeu 18 prefeitos e prefeitas, entre eles o do quarto município mais populoso do estado, Juazeiro. Em 2004, apresentou 12 candidatos e não elegeu nenhum. Teve 6.058 votos que agora foram para 200.878. São 18 também os vice-prefeitos. Em 2004, apresentou 31 candidatos e elegeu quatro. Este ano foram 62 os candidatos a vice.

Terceiro destino turístico mais procurado do país, Itacaré também acreditou no projeto de desenvolvimento com inclusão social e participação popular defendido pelo PCdoB e, a partir de 1º de janeiro, passa a ser gerido por Antonio de Anísio. E a participação no Sul do estado ainda é fortalecida com as prefeituras de Prado,além de Gandu e Ubatã. Na Região Metropolitana de Salvador, a legenda assegurou a vitória em São Sebastião do Passé e, no Norte, além de Juazeiro, está bem representada em Campo Alegre de Lourdes e Brejões. Em outros municípios o PCdoB obteve vitória apoiando candidatos da base de apoio do governo federal e estadual.

Destaque também para a arrancada feminina no cenário político. Dados do TSE dão conta do crescimento de mulheres à frente de prefeituras: 9,16% dos eleitos em 2008, contra 7,32% em 2004. A postura do PCdoB – um dos poucos partidos a respeitar a exigência do TRE de destinar 30% das candidaturas a mulheres - somou quatro mulheres à lista de prefeitas eleitas: Tânia Portugal, em Passé; Sandra Vidal, em Ibicoara; Dra Irismá, em Gandu; e Olga Gentil, em Matina. Na Câmara de Vereadores, a legenda saiu de três para 24 vereadoras – com Olívia Santana e Aladilce re-eleitas na capital – e, entre os vices, elegeu Maria de Fátima Oliveira, em Caetité.

No pequeno município de Correntina, Extremo Oeste, o prefeito Maguila obteve a maior votação em termos relativos de todo o PCdoB, registrando 94,79% dos votos válidos – 10.219 votos dos 10.781 mil válidos. O partido ainda venceu os pleitos em Serra do Ramalho, Capela do Alto Alegre, Heliópolis, Ituaçu, Rodelas, Tanhaçu e Urandi; além das prefeituras assinaladas em cidades onde os comunistas optaram por não lançar candidatura própria, compondo chapas unificadas com partidos aliados.

Modelo de gestão

A intenção do partido é implementar o “jeito PCdoB de governar”, em defesa de cidades mais desenvolvidas e mais humanas, implantando gestões participativas e democráticas, com políticas públicas direcionadas para um modelo de gestão comprometida com o desenvolvimento e a humanização das cidades e para isso tem envolvido técnicos e políticos para discutir essa idéia”, ratificou Julieta Palmeira.

''Saúde e educação de qualidade e acessível a todos. Esporte e cultura para ultrapassar as barreiras da desigualdade social e econômica. Desenvolvimento com geração emprego e renda. Cuidar da mobilidade urbana que envolve melhoria nos tranpostes; segurança pública; e política de comunicação como uma das ações da democratização da gestão municipal significam ações para cidades dignas de se viver '', apontou Julieta Palmeira. Essas idéias do PCdoB sobre a gestão foram sintetizadas no slogan “Por cidades mais desenvolvidas e mais humanas”, um dos mais destacados pela legenda durante todo o pleito eleitoral,
De Salvador,
Camila Jasmin

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão