PCdoB - BAHIA

PCdoB-BA analisa seu maior êxito desde a legalização

A direção estadual da Bahia iniciou neste sábado (29), em Salvador, a sua primeira reunião após as eleições municipais com o objetivo de avaliar a participação da legenda no último pleito e a conjuntura política. O balanço eleitoral parte de um patamar cuja marca é a grande vitória da seção baiana do PCdoB com a conquista de 18 prefeituras, 18 vice-prefeituras e 149 vereadores.

“O partido na Bahia obteve o seu melhor resultado eleitoral desde a legalização (em 1985)” defendeu o presidente estadual, Péricles de Souza, no texto apresentado para debate. O dirigente nacional do partido, Ronald Freitas, veio a Salvador para participar da reunião e sintetizou as análises e decisões da última reunião do Comitê Central do PCdoB, realizada no último dia 9.

Na abertura da reunião, o secretário nacional de Relações Institucionais do PCdoB, Ronald Freitas, falou sobre o desempenho do partido em âmbito nacional destacando a vitória de Edvaldo Nogueira, em Aracaju (SE) e de Renildo Calheiros, em Olinda (PE), e das campanhas majoritárias do partido para prefeituras em capitais. Para Freitas, a campanha de Flávio Dino, em São Luis (MA) se apresentou como nitidamente de esquerda.

A vitória em cidades médias como a de Juazeiro, na Bahia, foi referida pelo dirigente que apontou a ampla divulgação da legenda e do número do PCdoB como conquistas relevantes. O dirigente nacional também se referiu as iniciativas em âmbito nacional voltadas para a recomposição do Bloco de Esquerda para dar maior protagonismo à esquerda nas eleições de 2010. A ampliação da bancada federal do PCdoB e de espaços estaduais sem dúvida ocupam os planos dos comunistas, de acordo com o dirigente.

Coube ao presidente estadual do PCdoB, Péricles de Souza, iniciar a análise do desempenho da legenda na Bahia, tema a ser debatido pelos integrantes da direção estadual durante a reunião. Péricles defendeu que os resultados eleitorais apontam avanço da base de Lula, crescimento da base política do governador Wagner e extraordinário desempenho eleitoral do PCdoB .

Péricles destacou a vitória do PCdoB-BA. Os números confirmam isso. A legenda saltou de um pouco mais de 6 mil votos nas eleições majoritárias municipais em 2004 para pouco mais de 200 mil votos nas eleições de 2008. Esse crescimento da votação se relaciona com a ampliação do número de candidatos a prefeito e com grandes campanhas mesmo em municípios onde a legenda não elegeu candidatos, a exemplo de Alagoinhas e Guanambi.

O PCdoB lançou12 candidatos e não elegeu nenhum em 2004. Já nas últimas eleições lançou 45 candidaturas e elegeu 18 (14 prefeitos e quatro prefeitas). De acordo com Péricles de Souza, a Bahia foi quem mais elegeu prefeitos e prefeitas do PCdoB e foi também quem mais lançou candidaturas majoritárias.

Nas eleições proporcionais, a Bahia contribuiu com 20% do crescimento do número de vereadores eleitos pela legenda nacionalmente. No estado, o partido quadruplicou o número de eleitos, atingindo 149 vereadores; quase triplicou as candidaturas a vereador comparando com 2004, concorrendo com 1209 candidatos e candidatas; e saltou de 135.644 para 298.485 votos, incluindo votos nominais e na legenda.

A campanha proporcional do PCdoB atingiu 327 municípios entre os 417 municípios baianos. Embora estruturado em 364 municípios, não apresentou candidaturas proporcionais em 37 municípios.

A reunião se realiza no hotel Bahia Mar, em Salvador, e os debates prosseguem marcados por análises do desempenho eleitoral do partido, pela discussão dos desafios relacionados à gestão nas prefeituras onde o PCdoB obteve vitória e de abordagens iniciais sobre o plano político eleitoral para 2010 na Bahia.

De Salvador,Julieta Palmeira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão