MANIPULAÇÃO DA MÍDIA (2)

Yeda é do PT, diz Jornal do Brasil: ato falho ou boca torta?

Diz a psicanálise que é através do ato falho que o inconsciente realiza seus desejos. Como Freud não admitia espaço para o acaso, nenhum gesto, palavra ou pensamento acontece acidentalmente. Em tudo há uma intencionalidade, oculta ou não.

Por Gilson Caroni Filho, no Observatório da Imprensa

O que ocorreu com a edição de domingo (8/6) do Jornal do Brasil? Ao tratar do escândalo que atinge o governo de Yeda Crusius (PSDB-RS), os editores não hesitaram em caprichar no significativo título: ''Corrupção abala governo do PT''. Ao leitor mais desatento foi isso que ficou marcado na retina.

''Um escândalo de corrupção pode forçar a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), a promover alterações no primeiro escalão de sua administração. Na pior crise política de seu governo, Yeda vê seus auxiliares mais próximos sendo envolvidos por gravações telefônicas feitas pela Polícia Federal e até pelo vice-governador Paulo Feijó (DEM).''

Freud diria que o ''equívoco'' é a evidência de como certos sintomas revelam formação de compromisso entre a intenção consciente do sujeito e o recalcado. Quando sabemos o poderoso instrumento que é um título de jornal, nos damos conta da extensão do ''recalque''.

Para o jargão jornalístico, no entanto, trata-se apenas de que alguém ''comeu mosca''. Não identificou um erro que saltava à vista. Uma falha que pode ser corrigida com uma errata. E fica o dito pelo não dito, ou melhor, o escrito pelo não escrito.

Mas para quem conhece a linha editorial da contrafação daquele que já foi um dos mais importantes jornais de expressão nacional, o erro do JB cabe na máxima popular: ''O uso do cachimbo faz a boca torta''. Talvez seja o caso de lembrar ao atual proprietário, Nélson Tanure, que normas de segurança em estaleiros não são mecanicamente aplicáveis a redações. Nestas últimas, os procedimentos mais importantes devem conter prudência e uma boa dose de ética.

A curva padronizada para ambientes com material combustível recomenda que o uso do cachimbo seja precedido por todas as precauções possíveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão