TORTUGA IMPLANTA CONTROLE DE MINERALIZAÇÃO NA CAPTAR AGROBUSINESS

Gilmar Dutra, Luís André Silveira, Lucas Farias, Cláudio Oliveira e Rosendo Lopes

“Controlar o custo de produção, evitar desperdícios e acompanhar resultados são ações que fazem diferença em qualquer atividade. Na pecuária, são fundamentais para profissionalizar o segmento e torná-lo mais competitivo”. A afirmativa é do gestor da Captar Agrobusiness, Almir Moraes Filho, que com base nesses princípios, solicitou da Tortuga a implantação de procedimentos padrões de mineralização, com o objetivo de alcançar o desempenho satisfatório do rebanho com o melhor custo-benefício.

Os responsáveis pela elaboração dos procedimentos foram o supervisor técnico Marco Antônio Lopes, o assistente técnico comercial, Dr. Rosendo Lopes e o bolsista do convênio Tortuga / Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Lucas Farias. Durante três dias, o estudante fez um diagnóstico do processo de mineralização da Célula Iuiu, no semi-árido baiano, analisando a infra-estrutura e a equipe envolvida.

Após a avaliação de armazenamento, fórmulas de mistura, distribuição nos cochos, consumo, índice de desperdício, controle de estoque e transferência de animais entre lotes, foi elaborado o Controle Padrão de Mineralização Tortuga. Na etapa seguinte, Lucas Farias treinou a equipe para executar os novos procedimentos, com todos os passos para maximizar os resultados.

No treinamento, também estiveram presentes o gerente de negócios da Captar, Cláudio Oliveira; o zootecnista da Captar, Gilmar Dutra; Dr. Rosendo Lopes e o veterinário Luís André Silveira, representante Tortuga em Guanambi, Bahia.

O manual, que já está em execução, consta de protocolos de procedimentos que determinam desde os dias e horários de carga e descarga de sal mineral, até a avaliação do consumo. Em breve, o manual será implantado na Célula Formoso, também no semi-árido e nas Células Captar no oeste da Bahia.

Para o depósito, as orientações seguem o critério PEPS (Primeiro que Entra, Primeira que Sai), de modo que ao retirar e estocar, a equipe deve observar a data de validade. Outros fatores importantes são o distanciamento e o empilhamento das sacarias, que devem ser divididas em lotes.

Os procedimentos para o misturador trazem recomendações sobre umidade, armazenamento e limpeza. Para o campo, o manual orienta sobre o uso das fichas de controle de mineralização e a reposição diária de sal nos cochos, para evitar faltas.

Para elaborar as fórmulas de mistura, Rosendo Lopes, responsável pela dieta do rebanho, considerou cada categoria animal, objetivando uma meta de consumo de 50 g/UA/dia dos núcleos fornecidos pela Tortuga, no caso Núcleo BV Crescimento e Núcleo BV Engorda, variando a inclusão de sal comum.

Com isso, a Captar Agrobusiness espera avaliar efetivamente o ganho de peso em função do consumo e saber quanto a mineralização representa no custo de produção de uma arroba. Após um período de execução, a Tortuga fará uma avaliação dos resultados para adotar mudanças ou ajustes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão