Foto: Renato Rabelo (Presidente Nacional do PCdoB), Franscisco Nelson(ANP Nordeste), Deputado Aldo Rebelo (PCdoB) e Vereador Paulo Costa.

Paulo Costa e o Deputado Daniel Almeida em audiência com o ex-Ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes.

Partidos das bases de Lula e Wagner confirmam candidatura em Guanambi

Publicado em 11/04/2008, às 07:34

Representantes dos partidos da base política dos governos Lula e Wagner em Guanambi, no Centro-Sul baiano, anunciaram, no início dessa semana, que estarão unidos em torno de uma candidatura única para as eleições municipais de 2008. A decisão foi aprovada em reunião realizada no último domingo (06/04) com a participação de sete legendas - PCdoB, PT, PMDB,PV, PSDB, PSB e PDT. Os líderes políticos defendem a candidatura com o argumento de que o desenvolvimento sócio-econômico do município passa necessariamente pela eleição de um prefeito aliado do aos governos estadual e federal.

Segundo Paulo Costa, vereador pelo PCdoB e um dos articuladores da aliança, além de tentar garantir o desenvolvimento de Guanambi, a candidatura também reflete um desejo da população. "As pessoas encaram com naturalidade e até cobram a presença de uma candidatura desses partidos nas eleições municipais", afirma. Para o vereador, um município com a importância de Guanambi não pode se furtar de ter o apoio dos governos federal e estadual, governos que esses partidos que agora se unem ajudaram a construir. "Nosso objetivo é demarcar um campo vinculado ao governo Wagner e ao governo Lula", destaca.

Juntos os representantes dos partidos estabeleceram uma plataforma unificada de ações voltadas para o desenvolvimento do município que, de acordo com os participantes da reunião, conta com o apoio de Lula e Wagner. Entre as principais ações estão a conclusão da Barragem do Poço do Magro, a ampliação dos programas Luz para Todos e Água para Todos (ambos do governo federal), a estadualização e a melhoria do Hospital Regional de Guanambi, a implantação do SAMU no município e reformas das escolas estaduais. Os líderes partidários defendem ainda a irrigação do Vale do Iuiú e a construção da Adutora do Algodão como fundamentais para o desenvolvimento regional e atribuem o apoio dos governos federal e estadual como única alternativa para a sua viabilização.Entre as diversas lideranças políticas que compõem a aliança, dois nomes emergem com mais possibilidades de encabeçar uma candidatura que una os sete partidos, os dos vereadores Paulo Costa (PCdoB) e Ruy Fernandes (PT). Costa considera natural que a futura chapa venha a ter à sua frente um membro de um dos partidos de esquerda, pela atuação que eles têm no município, em especial o PCdoB. "Isso demonstra a força da esquerda, que tem o PCdoB como o partido mais representativo, tendo tido os deputados estadual e federal mais votados na cidade nas últimas eleições, respectivamente Javier Alfaya e Daniel Almeida", afirma. O vereador destaca ainda a importância de experiências anteriores dos comunistas em pleitos municipais. "O partido já tem uma experiência acumulada por ter tido um candidato à prefeitura nas eleições de 2000", completa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão