EDUCAÇÃO

Sociologia e filosofia devem voltar ao ensino médio

Foi aprovado pelo Senado projeto de lei que determina a volta de disciplinas de sociologia e filosofia para o currículo das três séries do ensino médio. Já aprovado pela Câmara, o PL segue agora para a apreciação do presidente Luís Inácio Lula da Silva, que pode vetar ou sancionar a matéria.

Por: Diego Damasceno

Se aprovada, a lei passa a valer já no momento da assinatura presidencial. Mas o seu texto não estipula o prazo em que as mudanças devem ser implantadas.
Disciplinas de filosofia e sociologia foram retiradas dos currículos das escolas durante o Regime Militar (1964-1985. No lugar delas, os alunos assistiam aulas de educação moral e cívica e OSPB. Em 2006, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou uma resolução que determinava a inclusão das disciplinas na grade. O ministro Fernando Haddad homologou o documento, que não tinha valor de lei.

Antes disso, em 2001, uma proposta de reinclusão das disciplinas aprovada pela Câmara e pelo Senado foi vetada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Segundo o ex-ministro da educação Paulo Renato de Souza, a medida traria gastos extras aos estados.
Segundo levantamento do CNE, hoje escolas de 17 estados têm as disciplinas na grade do ensino médio.

Fonte: A Tarde On Line

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão