EDUCAÇÃO

Educação discutiu implantação de eleições diretas nas escolas

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público, presidida pelo deputado Bira Corôa (PT), promoveu, na tarde de ontem, uma audiência pública, no Auditório do Memorial da Assembléia Legislativa, sobre a Gestão Democrática nas Escolas.

A professora Euzelinda Nogueira Dantas, representante da Secretaria da Educação, fez uma palestra explicando a proposta governamental para as eleições diretas para diretor e vice-diretor nas escolas. "Estamos aqui para debater o fortalecimento democrático da gestão escolar", disse, acrescentando que para isso é necessário também o fortalecimento dos grêmios estudantis e dos colegiados escolares.De acordo com a proposta governamental, poderão concorrer ao cargo de diretor somente os professores ou coordenadores pedagógicos que possuam licenciatura plena. Além disso, são necessários os seguintes requisitos para os candidatos: ter disponibilidade para trabalhar 40 horas semanais; não ocupar cargo eletivo; ter, no mínimo, dois anos de experiências e estar na unidade escolar há, pelo menos, seis meses; não ter sofrido pena disciplinar ou administrativa nos últimos dois anos e conseguir aprovação no curso de gestão escolar.A professora falou também sobre a estrutura do processo eleitoral e formação das comissões que serão responsáveis pelo processo eleitoral. Ela explicou que têm direito ao voto os professores, coordenadores pedagógicos, alunos a partir de 12 anos e os pais ou responsáveis. Os eleitos terão um mandato de três anos, com direito à reeleição.

DEBATE

Em seguida à apresentação de Euzelinda Nogueira, foi aberto o debate. Os estudantes reclamaram que a estrutura educacional ainda não é transformadora e que as eleições não vão resolver o problema, apesar de ser um bom início. Porém, nem todas as intervenções resumiram-se apenas às queixas. O diretor de políticas educacionais da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Gilcimar Brito, por exemplo, afirmou que "os estudantes estão vivendo agora um momento histórico". Ele lembrou que só recentemente esteve pela primeira vez na Secretaria da Educação enquanto líder estudantil.Além do presidente do colegiado, da professora e deste líder estudantil, também fizeram parte da mesa dos trabalhos Robson Mineiro, secretário geral da Associação Baiana dos Estudantes Secundaristas (Abes), e Alan Valadares, diretor do Grêmio do Colégio Estadual Senhor do Bonfim.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado Bira Côroa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão