MÍDIA

Amorim: 'PiG quer transformar Haroldo Lima num criminoso'

O jornalista Paulo Henrique Amorim acusou nesta terça-feira (15) a grande mídia de criminalizar Haroldo Lima, diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Segundo o Conversa Afiada, os veículo do PIG (o Partido da Imprensa Golpista) querem "tapar poço da Petrobras", em vez de comemorar a descoberta do megacampo de petróleo Carioca-Pão de Açúcar, na bacia de Santos.

"O Globo, a Folha e o Estado estão mais preocupados com um suposto vazamento do que com a hipótese espetacular de outra descoberta da Petrobras. O PiG quer transformar Haroldo Lima num criminoso", denunciou Amorim. "A CVM, o Ministério Público, a Polícia Federal, a Interpol, a CIA, o Mossd e a Corte Internacional de Haia foram mobilizados pelo PiG", acrescentou o jornalista, em tom irônico.

E não foi só. Sob uma foto do diretor da ANP, o site registra: "Haroldo Lima: o Conversa Afiada acredita em você". Segundo Amorim, Haroldo Lima "é um homem público sério, com uma folha inatacável de serviços prestados a esse país. Os baianos e brasileiros que conseguem olhar para além dos limites provincianos de São Paulo conhecem o seu passado e o respeitam".

O Conversa Afiada também lembrou sob quais circunstâncias Haroldo Lima revelou, de modo "oficioso", detalhes sobre o campo recém-descoberto. "Lima estava num seminário (Petróleo e Gás), num recinto fechado, na Fundação Getúlio Vargas, e levantou a hipótese, já conhecida de uma revista especializada, de a Petrobras ter descoberto um mega-campo em frente ao litoral do Rio".

Em nota divulgada na segunda-feira (14), a ANP já esclarecia que "todas as informações já eram de conhecimento público, tendo sido, inclusive, publicadas na edição de fevereiro da revista World Oil, na coluna What´s new in exploration, assinada por Arthur Berman".

Na ocasião, Berman escreveu: "Se os relatórios sobre o potencial da estrutura Carioca-Pão de Açúcar confirmarem a estimativa de 33 bilhões de barris de petróleo (média entre 25 e 40 bilhões de barris), e as estimativas das reservas de Tupi e Júpiter estiverem corretas em 6,5 bilhões de barris cada (média entre 5 e 8 bilhões de barris), Carioca-Pão de Açúcar seria o terceiro maior campo de petróleo no mundo. Isto seria o maior campo descoberto nos últimos 30 anos, com Tupi-Júpiter sendo a sexta maior descoberta no mesmo período".

Apesar desses fatos, a grande mídia - tentando não prestigiar ainda mais o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - preferiu ataques gratuitos a Haroldo Lima. Foi o caso do Bom Dia Brasil, telejornal matutino da TV Globo. Os impropérios vieram, mais uma vez, de Miriam Leitão.

"Miriam, como sempre, reproduziu o sentimento do PiG. Que se traduz da seguinte forma: a Petrobras do Governo Lula pode se tornar proprietária do terceiro maior campo de petróleo do planeta e isso é inadmissível. A Petrobras é um sucesso e isso é inadmissível", registrou Amorim.

"A sorte é o atributo da intenção, dizia um tal de Talleyrand. Ou seja, o sucesso da Petrobras no Governo Lula não é sorte - é resultado de trabalho, competência e isso a Miriam não pode aceitar. Nem ela, nem o PiG, nem os interesses que os dois representam", agregou.

O golpismo se estendeu ao jornal da família Marinho, que foi igualmente rechaçado pelo Conversa Afiada: "O Globo, na primeira página, recomenda que Haroldo Lima renuncie imediatamente, segundo o coordenador do Ibmec, Jairo Saddi. Quem é Jairo Saddi? Eu, Paulo Henrique Amorim, sugiro que ele renuncie ao cargo de coordenador do Ibmec, porque fala sobre o que não deve".

"O interessante", conclui o jornalista, "é que o 'mercado' do Brasil e de Nova York dá ao PiG a credibilidade que ele merece: acreditaram em Haroldo Lima e as ações da Petrobras subiram".

Leia também:

- Novo campo de petróleo pode ser o 3º maior do mundo, diz ANP
- Campo de petróleo já era de conhecimento público, diz ANP
- Miriam Leitão é a marionete do Banco Central na Globo

Da redação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão