FETAG PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO III CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA



Foi lançando em Salvador pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, e Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia – Seagri, o III Congresso Brasileiro de Mamona, que será realizado na capital baiana entre os dias 4 e 7 de agosto. O congresso, que abordará a temática Energia e Ricinoquímica, visa incentivar o desenvolvimento sustentável do agronegócio da mamona no Brasil mediante a troca de experiências entre os diferentes segmentos da cadeia produtiva. Também haverá debates sobre os novos desafios e os recentes avanços tecnológicos no cultivo da mamona.

Fazem parte da programação do congresso o lançamento de um livro pela Embrapa, a apresentação de 200 trabalhos científicos sobre produção e aproveitamento da oleaginosa, realização de mini-cursos, mesas redondas e exposição de 30 estandes. Mais de 40 palestrantes e especialistas de países como Estados Unidos e Israel irão discutir com os participantes os temas propostos. Na oportunidade será promovida uma conferência sobre o fortalecimento da agricultura familiar na cadeia produtiva da mamona.

O Estado foi escolhido para sediar o congresso por ser o maior produtor nacional de mamona. A Bahia é responsável por 90% da produção numa área plantada de 140 mil hectares. A região de Irecê é o maior pólo agrícola dessa cultura e tem uma produção de 72 mil toneladas, que corresponde a 83% do cultivo de mamona no Estado. Os principais produtores são os agricultores familiares.

Além de ser rentável, a mamona é conhecida como uma das culturas mais versáteis da agricultura, que resiste à seca e às altas temperaturas. Atualmente está ganhando um grande destaque em programas governamentais de produção de biocombustíveis, contribuindo na geração de emprego e renda e na fixação do homem e da mulher no campo. Para fomentar a produção dessa oleaginosa, a Fetag/BA vem organizando os trabalhadores e trabalhadoras rurais em cooperativas e associações, prestando assistência desde a plantação até a comercialização.

A expectativa dos organizadores é de reunir mais de 1000 participantes no III Congresso Brasileiro de Mamona, entre agricultores familiares, pesquisadores, técnicos, estudantes, produtores, engenheiros agrônomos, empresários, parlamentares e representantes de governos de diversos países da América Latina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão