SAMU-192



IMPLANTAÇÃO DO SAMU (192) NA REGIÃO DA SERRA GERAL

Ontem(29), em reunião realizada na 30ª DIRES, sob a coordenação do Dr. Edson Luiz Lélis, foi discutido o processo de implantação do SAMU-192 na região da Serra Geral.

Segundo o representante do Ministério da Saúde, Dr. Adson França, o Governo Federal enviou 54 ambulâncias (SAMU-192) para a Bahia, sendo que a nossa região será contemplada com 12 ambulâncias, que beneficiarão as cidades de Guanambi (uma ambulância de suporte avançado); Caetité, Candiba, Palmas de Monte Alto, Urandi, Pindaí, Malhada, Matina e Iuiú (uma ambulância de suporte básico para cada cidade); Bom Jesus da Lapa (uma ambulância de suporte avançado e uma de suporte básico); e Santa Maria da Vitória (uma ambulância de suporte básico).

Na oportunidade, estavam presentes no evento: Secretário de Saúde do Estado, Dr. Jorge Solla; Superintendente da Atenção Integral à Saúde da SESAB, Dr. Alfredo Boa Sorte Júnior; representante do Ministro da Saúde, Dr. Adson França; Secretário Municipal de Saúde de Guanambi, Dr. Robério Moraes; Diretor do Hospital Regional de Guanambi, Dr. Ariovaldo Boa Sorte; Coordenador do SAMU-192 na Bahia Dr. Paulo; Coordenador do Projeto Produzir/CAR, Anselmo Amaral Baleeiro; Suplente de Vereador José Carlos Lélis (Latinha - PCdoB); Vereador Dr. Ruy Azevedo (PT); Presidente do Sindicato dos Comerciários, Alípio Guimarães; Dr. Vanilson Flores; Presidente do PCdoB de Caetité, Dra. Fátima; Liderança do PSB de Caetité, Zé Barreira; 30ª Dires, Stela Boa Sorte; caravana de lideranças de Caetité; entre outras autoridades.

Dr. Paulo e os técnicos da Secretaria de Saúde e da equipe municipal de Guanambi apresentarão a proposta de implantação do SAMU- Sistema de Atendimento Médico de Urgência, bem como o Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência que abrange: O Plano Estadual de Atendimento às Urgências; A Regulação Médica das Urgências; O Atendimento Pré-hospitalar Fixo; O Atendimento Pré-Hospitalar Móvel; Atendimento Hospitalar; Transferências Inter-hospitalares; Núcleos de Educação em Urgências.

O sistema dá ênfase ao Atendimento Pré-Hospitar Móvel de Urgência – SAMU - 192, onde os municípios que farão parte do Sistema disponibilizarão do serviço público de ajuda médica de urgência – 24 horas por dia com ambulâncias tipo: suporte básico e suporte avançado.

A nova diretoria do HRG entende que o SAMU na região, aumentará os casos de atendimentos em áreas deficientes por falta de equipamentos e profissionais, sendo necessário investir nessas áreas e em novos serviços de tratamento hospitalar para atender a demanda de casos emergenciais da região.

O diretor da 30ª Dires, Dr. Luia, comenta que, para implantar o SAMU, é preciso fazer um levantamento de toda a situação local e regional no sentido de corrigir as deficiências para a efetivação do sistema. De imediato 9 cidades já aderiram à proposta.

É importante destacar que a vinda do SAMU-192 para a região foi uma iniciativa do Dr. Alfredo Boa Sorte Júnior, que jogou papel importante nas negociações com o Governos Federal e Estadual, através de sua presença na Tribuna Livre por iniciativa do então vereador Latinha Lélis e do Vereador Paulo Costa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão