SAMU-192: CURSO DE REGULAÇÃO MÉDICA DAS URGÊNCIAS EM GUANAMBI







Durante o dia de hoje e amanhã(27), está sendo ministrado o Curso de Regulação Médica das Urgências, que é uma atividade fundamental para a implantação do SAMU-192 na região de Guanambi. O evento é uma promoção da SESAB e da 30ª Dires, sob a coordenação do Dr. Edson Luis Lélis Costa, que tem como palestrante o especialista e Coordenador do SAMU-192 na Bahia, Dr. Paulo Tarso Monteiro.

Também participam do evento o Secretário Municipal de Guanambi, Dr. Robério Moraes; o Coordenador Regional do SAMU-192, Dr. Luiz Mariano, bem como diversos secretários municipais de saúde da região. O público alvo são os condutores, recepcionistas, técnicos em enfermagem, auxiliar de enfermagem, médicos e enfermeiras, futuros responsáveis pela regulação médica das urgências.

A programação tem o objetivo de aprofundar as discussões teóricas e práticas para faciliatr o processo de implantação e de educação da comunidade sobre os procedimentos técnicos do SAMU-192, abrangendo os seguintes aspectos: Módulo I - A Atenção às Urgências no atual contexto do Sistema Único de Saúde - SUS ( O SUS, suas diretrizes e princípos e o papel das Normas Operacionais básicas - NOB); Módulo II - E como está a atenção às urgências nesse cenário (Panorama encontrato e a política nacional de atenção às urgências); Módulo III - Os serviços de atendimento móvel de urgência - SAMU-192 ( Conceituação de Urgência, avaliação multifatorial do grau de risco, classificação das urgências em níveis, antecedentes históricos, o que é o SAMU, equipe - perfil e competências, veículos do SAMU e central de regulação - operacionalização); Módulo IV - A regulação médica das urgências (atribuições da regulação médica das urgências e bases éticas da regulação); apresentação da realidade loco-regional (resumo do projeto) - mapa da região/município, população, extensão territorial, perfil de morbe-mortalidade, caracterização da rede assistencial(número de unidades, mapa com a sua localização, tipo e número de atendimentos que realizam), grade de referência pactuada para o SAMU-192, mapa com a localização da sede e das bases descentralizadas e planta da central de regulação; Módulo V - Etapas da regulação médica e diretrizes do SAMU; Discussão de casos de regulação; Módulo VI - Transporte inter-hospitalar; Módulo VII - regulação no atendimento a desastres, catástrofes e acidentes com mútiplas vítimas; Módulo VIII - As urgências e a política nacional de humanização.

Pelo nível das discussões e dos debates dos temas expostos, fica cada vez mais evidente, a necessidade de um trabalho educativo e de mudanças de comportamento e de cultura sobre a humanização e a melhoria da qualidade da saúde regional, tendo em vista que o SUS é normatizado pelos princípios da universalidade, eqüidade e integralidade, ou seja, a saúde é um dever do Estado e um direito do cidadão. Por isso, é fundamental a parceria dos diversos níveis de governos (Federal, Estadual e Municipal).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão