LANÇADO PROJETO "AMIGOS DO LIXO" EM GUANAMBI



Vereador Robério Alves, Dr. Luia(Dires), José Élder Guimarães(Presidente da Câmara), Sr. Pedro(Vanguarda), Júnior Pinheiro (Faculdade de Guanambi) e José Carlos Lélis(Latinha)

Aconteceu no último sábado (15), o lançamento da campanha pela coleta seletiva e reciclagem do lixo na Faculdade de Guanambi, através do Projeto "Amigos do Lixo", que conseguiu reunir diversas representações dos órgãos públicos e da sociedade civil organizada: José Élder Guimarães, Presidente da Câmara; Dr. Edson Luis Lélis, Diretor da 30ª Dires; Jairo Magalhães, Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio; Péricles Carvalho, Diretor da COODEVASF - 2ª SR/Gbi; Dr. Robério Alves, Vereador; Professora Ediney Cardoso, representante da APAE; Lete Baleeiro, representante da Secretaria de Educação; Marivalda, Presidente do Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias; Professora Claudiana, Diretora da Escola Dr. José Bastos; Sr. Pedro Diedrichs, Jornal Vanguarda; Júnior Pinheiro, Assessor de Comunicação da Faculdade de Guanambi; Luzinaldo Correia Costa, Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura; e diversos sócios da cooperativa. A iniciativa da COOTAEG - Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos de Guanambi tem por objetivo envolver a sociedade civil, órgãos públicos e empresas privadas no processo de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos (lixo).

O Projeto Amigos do Lixo visa trazer benefícios que vão desde a geração de emprego e renda para as famílias dos catadores de lixo, abrindo uma nova perspectiva de vida, aos benefícios para o meio ambiente.

O suplente de Vereador e assessor voluntário da COOTAEG, José Carlos Lélis (Latinha), fez uma explanação sobre o história de criação da COOATEG e o projeto "Amigos do Lixo", destacando a necessidade da sociedade civil, dos órgãos públicos e empresas privadas participarem da campanha pela coleta seletiva e reciclagem do lixo, enfatizando que esse projeto beneficiará a todo a população com a garantia de emprego e renda para as famílias carentes dos catadores de lixo, preservação do meio ambiente, redução dos gastos com o custeio da limpeza pública e aumento da vida útil do aterro sanitário.

O Diretor presidente da COOTAEG , Noilton Santos Nascimento, fez uma relato sobre as dificuldades enfrentadas pela diretoria no processo de implantação da cooperativa, destacando a necessidade dos órgãos públicos e privados apoiarem essa iniciativa pioneira na cidade.O Diretor Financeiro e Comercial, Belmiro, reforçou as palavras do presidente, chamando a sociedade a participar desse projeto. A sócia e secretária, Marivalda, fez um apelo para que a Secretaria de Saúde, a 30ª Dires e os Agentes Comunitários de Saúde, desenvolvessem um programa especial para a saúde da mulher catadora, através do planejamento familiar.

Todos os representantes de órgãos públicos e entidades, presentes ao evento, fizeram uso da palavra e saudaram com entusiamo a iniciativa da COOTAEG, destacando o apoio irrestrito ao projeto "Amigos do Lixo".

Entendendo a importância da questão e preocupado com as causas de interesse da comunidade, o presidente da Câmara de vereadores Élder Guimarães tem oferecido apoio irrestrito à Cootaeg, incentivando o desenvolvimento sustentável do projeto, destacando também a necessidade de se buscar a implantação de uma usina reciclagem e compostagem de lixo.

Finalizando o evento, os diretores da COOTAEG, conclamaram aos representantes da sociedade civil, a divulgarem e participarem de um grande evento público de lançamento da coleta de lixo na cidade, através de uma campanha educativa nas escolas, empresas e órgãos públicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão