GOVERNO LULA: METAS DE EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR



REUNI cria mais cursos noturnos em universidades

Em cerimônia de lançamento do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), no Palácio do Planalto, o presidente Lula firmou termo de compromisso com 53 reitores de universidades federais pelo qual será aumentado em 52% o número de vagas oferecidas nas instituições de ensino superior do país até 2012.

As metas do REUNI estabelecem a criação de mais 358 mil vagas em universidades federais para novos candidatos - mais da metade em cursos noturnos a serem montados. O termo de compromisso prevê, também, a contratação de 46.560 professores e técnicos concursados. Todos os admitidos trabalharão em universidades e escolas técnicas federais.

Atingidas as metas do programa o número de estudantes aprovados em vestibulares anualmente nas escolas superiores federais saltará de 149 mil, este ano, para 227 mil, em 2012. Ao todo, 1.082.239 estudantes deverão estar matriculados naquele ano nestas 53 primeiras instituições parceiras do governo federal no REUNI – hoje elas tem 723.553 alunos.

O presidente Lula enviou o projeto de lei de criação do programa para tramitar em regime de urgência no Congresso Nacional. Nestes primeiros quatro anos (até 2012) a previsão é de um investimento de R$ 2 bi. O primeiro repasse, de R$ 250 milhões, já foi feito no ano passado. O programa condiciona as universidades federais a cumprirem compromissos e a atingirem metas:a contrapartida é atingirem maior produtividade, e ficarem responsáveis diretamente pela ampliação das matrículas, por medidas de combate à evasão, pela elevação de 60% para 90% do percentual de alunos que terão de concluir os cursos, e pelo aumento do número de estudante/professor (de 12 para 18).

Leia a avaliação do ex-ministro José Dirceu na Seção Blog do Zé.

Comentários

Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Meu caro Latinha, leio seu blog sempre e gosto da maioria das reportagens. Mas hoje fiquei surpreso pelo fato desta reportagem só abordar os pontos positivos. Superficialmente lendo, o projeto REUNI tem várias metas positivas, porém se observarmos de forma mas atenciosa, perceberemos que não tem uma linha se quer falando em relação a assistência estudantil. O governo fala em aumento de vagas, isso é ótimo, mas sabemos que o repasse do governo não é muito para adequar a infra-estrutura das Universidades para os novos alunos, falo isso porque participo deste processo na UFBA. A maioria das vagas que estão sendo criadas é para cursos denominados de baicharelado interdisciplinar, que na verdade não é nível superior. Estes baicherelados funcionaram em salas superlotadas onde a competitividade vai ser estimnulada, fato este que vai de encontro as opniões de grandes nomes da pedagogia como Paulo Freire. Portanto, creio eu, que este Projeto visa mais um aumento de vagas para servir como dados estatísticos, em vez de realmente servirem para o aumento de vagas para as classes menos favorecidas.

Um abraço

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão