CAR: PRODUZIR III


No dia 29/02, foi realizado o I Encontro de Associações Rurais de Guanambi, no Colégio Modelo, promovido pela FETAG-BAHIA e Sindicato de Trabalhadores Rurais de Guanambi.O evento contou com as presenças de 220 lideranças do campo e mais de 90 associações rurais do município.

Na oportunidade, o guanambiens e Coordenador Estadual do Projeto Produzir III - CAR, Dr. Anselmo Amaral Baleeiro, fez uma importante palestra sobre o projeto Produzir III, destacando as estratégias, objetivos e diretrizes do programa.

O Programa Produzir é executado no Estado da Bahia desde 1996 e integra uma proposta mais ampla de combate à pobreza rural implementada pelo Banco Mundial e governos estaduais da região Nordeste do país. Com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais, criar emprego e renda e melhorar a vida das populações mais pobres, o programa financia projetos comunitários nas áreas social, de infra-estrutura e produção. Os recursos financeiros são do Banco Mundial e do Governo do Estado e toda a coordenação técnica é de responsabilidade da CAR.

Suas ações envolvem 840 projetos nas áreas de infra-estrutura, de apoio a Educação e Cultura, Saúde e Saneamento e projetos de Geração de Emprego e Renda, dentre os quais, podem ser destacados a implantação de sistemas de abastecimento de água, a construção de pontes, melhorias sanitária, módulos de feira, casas de farinha, unidades de beneficiamento de leite, aquisição de tratores com implementos e a construção de cisternas domiciliares.

O PRODUZIR III deve promover a inclusão socioeconômica da população rural pobre, através da implantação de projetos de infra-estrutura e de geração de ocupação e renda, mediante financiamento não reembolsável de pequenos investimentos comunitários que contribuam para a redução da pobreza rural e o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH.

A previsão do programa é implantar 2.500 projetos comunitários, que irão beneficiar cerca de 250.000 famílias rurais pobres em 407 dos 417 municípios que compõem o Estado da Bahia, com exceção apenas de 10 cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Serão investidos recursos da ordem de US$ 75,00 milhões, sendo US$ 54,35 oriundos de Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial e o restante de contrapartida do Governo do Estado e da participação dos beneficiários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão