ARQUEOLOGIA


A arqueóloga Maria Beltrão faz novas descobertas na região


Dra. Maria Beltrão: a maior arqueóloga do Brasil

Hoje(17), na Pousada de Guanambi, a arqueóloga Maria Beltrão e sua equipe, promoveram uma importante palestra sobre o seu trabalha de pesquisa arqueológica, destacando as novas descobertas da área em nossa região. O evento contou com as presenças do Prefeito de Palmas de Monte Alto, Manoel Rubens Cruz; da Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Palmas de Monte Alto, Paula Gomes; do representante da Fundação Joaquim Dias Guimarães, José Carlos Lélis (Latinha); da diretora da Prisma, Emília; do diretor do Site GbiShop,Clério Moura; entre outras personalidades.

A arqueóloga – que é Coordenadora e Orientadora Científica das pesquisas desenvolvidas no Setor de Arqueologia do Museu Nacional, UFRJ – trabalha desde 1982 desenvolvendo pesquisas arqueológicas no interior do estado da Bahia, na área denominada Região Arqueológica de Central. Ela e sua equipe já registraram mais de 300 sítios arqueológicos e paleontológicos (abrigos, grutas, "cañon", boqueirões, tanques, etc.), onde são realizados estudos de arqueologia Pré-Histórica e Histórica.

Guanambi localiza-se no Sudoeste Baiano, e está a 796 km de Salvador. Faz limites com as cidades de Caetité, Igaporã, Pindaí, Candiba, Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeiras. Está a 525 metros de altitude acima do nível do mar. Os novos sítios arqueológicos já estão sendo analisados pela equipe. “Encontramos lá dois sítios repletos de gravuras rupestres de sentido mágico religioso, o que revela uma inquietação do homem da época”, adianta Beltrão.

O público presente, teve a oportunidade histórica de conhecer mais sobre as descobertas de vários sítios arqeológicos da região - Palmas de Monte Alto, Paramirin, Guanambi, Macaúbas, Caetité e Livramento, bem como sobre e as inúmeras descobertas de Maria Beltrão pelo Brasil.

Fonte:www.mariabeltrao.com.br/Revista Integração nº 28

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão