Conferência de Juventude em Guanambi

Uma grande mobilização da juventude em todo o estado é o que pretende a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) com a campanha “Jovem Gera Ação”, da Conferência de Juventude. De quinta-feira (14) até 16 de março, todos os 26 territórios de identidade serão mobilizados em plenárias para discutir políticas públicas para a juventude, resultando em sugestões para debate na conferência estadual, que deverá acontecer no final de março.

A plenária dos territórios Sertão Produtivo (Guanambi, Caculé, Brumado Caetité, Candiba, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Ibiassucê, Ituaçu, Iuiú, Lagoa Real, Livramento, Malhada de Pedra, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Urandi e Tanhaçu) e Bacia do Paramirim ( Boquira, Botuporã,Caturama, Érico Cardoso, Ibipitanga, Macaúbas, Paramirim, Rio do Pires e Tanque Novo) acontece em Guanambi, nesta quinta-feira, dia 21 de fevereiro.

Segundo o secretário Rui Costa, o objetivo do evento é construir, em parceria com a juventude, um plano estadual capaz de oferecer aos baianos, na faixa etária de 15 a 29 anos - cerca de 4 milhões, de acordo com o IBGE – políticas públicas que possam alterar o triste quadro social dos jovens no estado.

Um levantamento do Índice de Desenvolvimento Juvenil (IDJ) da Unesco revelou, no ano passado, por exemplo, que a Bahia possui um dos piores indicadores de renda juvenil do país, superando apenas Alagoas e Maranhão. O índice nacional é de 0,348, enquanto o baiano é de 0,202, ficando na 25ª colocação entre os entes federados. A pesquisa analisa itens como analfabetismo, escolarização adequada, qualidade do ensino, mortalidade por causas internas e renda familiar per capita.

A Conferência de Juventude deve reunir mais de 10 mil pessoas. As plenárias serão divididas em eixos temáticos e da etapa estadual sairá os delegados que irão representar a Bahia na Conferência Nacional, em Brasília, no mês de abril.

Fonte: Ascom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão