AGRICULTORES SÃO BENEFICIADOS COM O PROGRAMA LUZ PARA TODOS



Foi com muita emoção e alegria que as 64 famílias da comunidade de Serragem, localizada no distrito de Brejinho das Ametistas, município de Caetité, receberam a chegada da energia elétrica em suas propriedades rurais. A inauguração da rede de eletrificação do programa do Governo Federal Luz para Todos aconteceu no dia 14 de janeiro e contou com a presença de centenas de agricultores familiares, lideranças políticas e dirigentes sindicais.

Com investimentos de aproximadamente 440 mil reais, a ligação da energia elétrica e instalação das redes só foram possíveis graças ao empenho da Coelba através de uma parceria com a Fetag/BA e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caetité, município localizado no Território Sertão Produtivo.

Com a falta da energia elétrica os trabalhadores e trabalhadoras rurais não podiam realizar tarefas simples como tomar banho quente de chuveiro e assistir televisão. Hoje a realidade é outra. Muitas famílias beneficiadas ainda não acreditam que seus sonhos foram realizados.

A próxima inauguração de energia elétrica em Caetité será realizada na comunidade de Galho Torto, também no distrito de Brejinhos das Ametistas, e irá beneficiar 23 famílias.

E para dar continuidade ao desenvolvimento do município, a população rural de Caetité também vem lutando para preservar o meio ambiente e evitar grandes danos à natureza. Atualmente o município vem passando por diversos problemas em relação à exploração de jazidas minerais, lixo a céu aberto e esgotamento sanitário. A falta de água é também uma grande preocupação da comunidade.

Além da agricultura e pecuária, Caetité tem como base econômica a atividade exploratória de minérios, em especial urânio, ametista, ferro e manganês. Devido a isso muitas empresas se instalaram no município, e a população sente falta de um conselho estadual específico para que fiscalize a exploração desses minérios.

O garimpo é uma forma de extrair riquezas minerais e é uma atividade altamente predatória ao meio ambiente se não for realizada corretamente e com o devido manejo ambiental.

Contribuir na promoção do desenvolvimento social, econômico, ambiental e sustentável é um dos principais objetivos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais caetiteenses.

Comentários

Anônimo disse…
Olá José Carlos,

Sou natural da zona rural próxima a Brejinho das Ametistas, município de Caetité. Vivo e trabalho em São Paulo desde os anos 80. Sou historiador pela USP e trabalho na área de cultura. Acompanho seu blog há algum tempo e quero parabenizá-lo pelas posições políticas e pela iniciativa do blog que creio está se tornando uma referência para a nossa região. Espero que continue postando informações sobre Caetité e região.
Obrigado. Abraço,
Humberto Pimentel
humberto.pimentel@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão