JORNALISMO EM 2008

Luis Nassif: ano novo, jornalismo novo?

Para um domingo, 30 de dezembro, a edição da Folha de S.Paulo está muito boa. Independentemente da qualidade dos artigos, a edição da Folha, assim como do Estado de S.Paulo e da Veja, mostra a inflexão da mídia em relação a Lula e, principalmente, ao estilo tendencioso de fazer jornalismo.

Por Luis Nassif

O resultado desse estilo, pela grande mídia em geral, foi a total perda da credibilidade e da eficácia da crítica.

Depois da Folha e, agora, da Veja acenar com a détente vai ser interessante acompanhar o movimento pendular de alguns comentaristas.

Resta saber qual será o passo seguinte: se aprofundar a crítica não-tendenciosa (fundamental para aprimorar um governo cheio de defeitos e fragilidades) e voltar a fazer jornalismo, ou apenas jogo de cena para a próxima guerra santa ou, ainda, se curvar à nova onda da opinião pública e deixar de lado o viés crítico necessário.

Vida nova

Como a autocrítica não é matéria-prima abundante, não se espere uma avaliação isenta (ainda que interna) dos jornais sobre os profundos erros que comprometeram a imagem da mídia junto aos segmentos mais esclarecidos da população.

Não se espere que o Globo avalie como o estilo Ali Kamel jogou fora anos e anos de trabalho de Evandro Carlos de Andrade, para recuperar a credibilidade jornalística das Organizações Globo. Ou a Abril se dê conta de como a indicação de diretores inescrupulosos e jornalisticamente desaparelhados para a Veja, assim como essa decisão inédita – para um órgão de grande imprensa – de contratar êmulos de Giba Um para fazer o trabalho sujo nos blogs, afetou profundamente a imagem da revista. Ou caia a ficha da Folha de como jogou fora todo um ativo de leitores de centro-esquerda, que levou décadas para ser formado.

Vamos ter jornalismo, daqui para frente? Lá sei eu. Em todo caso, ano novo, vida nova. E que se crie um jornalismo à altura dos desafios do Brasil.

Reproduzido do blog de Luis Nassif

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão