IRRIGAÇÃO DO VALE DO IUIÚ


Hoje é o primeiro dia do ano novo e é fundamental a análise da conjuntura econômica, social e política do país com vista a enxergar os caminhos que devemos trilhar em 2008.

O Brasil é outro e os números e os fatos demonstram que 2007 foram um dos melhores dos últimos anos. O país toma o rumo de desenvolvimento sustentável com estabilidade na economia, aumento de salários e a geração de empregos. Lula afirmou em seu pronunciamento de final de ano que “nós colhemos o que plantamos”, usamos de “boas sementes” e colhemos uma “boa lavoura”.

O PAC (Programa da Aceleração do Crescimento) aponta diversas obras de infra-estrutura para o território do Sertão Produtivo: modernização do sistema de irrigação do Estreito; conclusão da ponte sobre o Rio Carinhanha; recuperação da BR-030; ferrovia Leste-Oeste; recuperação da cultura algodoeira e a produção de biodiesel e etanol; recuperação do Rio São Francisco; ampliação dos Programas Luz e Água para Todos; esgotamentos sanitários das cidades da região; e diversos investimentos públicos e privados na mineração em Caetité.

A CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba) inicia as obras dos perímetros de irrigação do Salitre (Juazeiro) e do Baixio de Irecê, na Bahia. A previsão do PAC até 2010 é de investir R$ 251,5 milhões na irrigação do Salitre (31.305 hectares) e R$ 241 milhões na irrigação do Baixio de Irecê (59.375 hectares).

A histórica bandeira de luta pela irrigação do Vale do Iuiú foi levantada desde a constituição de 1946, pelo Deputado Federal da Bahia Manoel Novaes, que teve uma atuação destacada em defesa do Rio São Francisco. Nos anos quarenta é criada a Comissão do Vale do São Francisco (CVSF), denominada hoje CODEVASF, tendo a incumbência de desenvolver o vale de 607.000 Km2 de superfície. Em 1959 é criada a Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) com o objetivo de realizar o planejamento da agricultura irrigada. Somente em 1995 é que a CODEVASF inclui o Vale do Iuiú nos estudos para viabilizar o projeto.

Na Bahia, as áreas prioritárias para irrigação foi o Baixio de Irecê e o Salitre, ficando o Vale do Iuiú em terceiro plano. Com o início das obras destes projetos está colocada na ordem do dia a retomada da irrigação do nosso vale.

Neste sentido, destacamos vários estudos realizados que demonstram a viabilidade da implantação do Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú:

1.Em audiência pública realizada em 17/05/2007, no Senado Federal, na qual foi debatido a PL Nº. 6.381/05, que trata da política nacional de irrigação e análise da situação atual dos perímetros irrigados, a CODEVASF apresentou os estudos e projetos, incluindo o projeto do Vale do IUIÚ;

2.O PPA 2004-2007 (Plano Plurianual) do Governo Estadual previu a realização do Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú, através de uma parceira com o Ministério da Integração Nacional;

3.O estudo técnico de apoio ao PBHSF (Plano Decenal de Recursos Hídricos da Bahia Hidrográfica do Rio São Francisco 2004-2013) Nº 12, que versa sobre a agricultura irrigada, destacada a necessidade de revitalização dos projetos de irrigação de Ceraíma e do Estreito, bem como a implantação da irrigação de 88.306 hectares no pólo de Guanambi – Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú, com o cultivo de algodão, abacaxi, arroz, banana, cebola, feijão, laranja, mamão, manga, maracujá, melancia, melão e uva. Espera-se a geração, apenas na área sul, de 30.300 empregos diretos e 60.660 indiretos, beneficiando 181.800 pessoas. Destaca também os benefícios sócio-econômicos da agricultura irrigada: aumento da produção de culturas para o mercado interno e exportação; oferta de empregos e melhoria de renda; atratividade para agroindústrias; e suporte à agricultura familiar (fixação do homem no campo);

4.O Banco de Dados da Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (1997) relata a viabilização técnica, social, econômica e ambiental do Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú, destacando o aproveitamento hidroagrícola de uma área bruta de 50.113,28 hectares para implantação da agricultura irrigada;

5.A Prefeitura Municipal de Guanambi, em outubro de 2007, apresentou estudos da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e tecnológico da UESB – FADCT, que demonstra o potencial da microregião de Guanambi e seu aproveitamento sustentável para a reativação da cultura algodoeira e a produção de biodiesel e etanol;

6.A UVERMIG (União de Vereadores da Microregião de Guanambi) iniciou uma série de palestras sobre o desenvolvimento sustentável do território Sertão Produtivo nas Câmaras de Vereadores da região, tendo como eixo central a necessidade de união de todas as forças políticas e sociais com vista à mobilização para garantir a viabilização de um programa mínimo de desenvolvimento regional;

7.Diversas forças políticas tem empenhado na luta pela irrigação do Vale do Iuiú, em especial os deputados da base aliada do Governo Lula e do Governo Wagner, destacando o Deputado Federal Daniel Almeida (PCdoB) e os Deputados Estaduais Javier Alfaya (PCdoB) e Edson Pimenta (PCdoB). O PCdoB da região da Serra Geral, liderado pelo Vereador Paulo Costa, coloca com destaque em 2008, a luta pela irrigação do Vale do Iuiú.

Finalizando, é importante destacar que a bandeira da Irrigação do Vale do iuiú é viável e aguardamos com expectativa o anúncio da liberação de verbas para o projeto. O sonho de importante região do semi-árido é viável e possível. Quem viver verá! Feliz Ano Novo e esperanças renovadas em 2008.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão