CENSURA NO PARANÁ


Não à censura Requião

Esta é a terceira vez já, que me manifesto neste blog, em apoio ao governador do Paraná...

Esta é a terceira vez já, que me manifesto neste blog, em apoio ao governador do Paraná, Roberto Requião, vítima de censura prévia na TV em seu Estado. Desta vez, em minha solidariedade, tenho a companhia da ABI - Associação Brasileira de Imprensa - que, através de seu presidente, jornalista Maurício Azêdo, adverte não haver dúvidas de que a medida imposta ao governador é "inconstitucional."

Por ser inconstitucional, por reinstaurar algo que tivéramos pela última vez durante a ditadura militar e que nos dá desconforto até em lembrar, e pelo precedente perigoso que esta censura prévia cria, eu reafirmo o meu desapontamento diante do silêncio mantido pelas lideranças e instituições representativas de todos os segmentos da sociedade brasileira diante dessa medida de arbítrio do Judiciário.

A Justiça Federal, no Paraná, primeiro proíbiu a livre manifestação do governador na TV em relação a adversários. Depois o multou em R$ 50 mil. Em seguida proibiu que o programa "Escola de Governo" - uma reunião do governador com auxiliares - transmitido pela TV Educativa, seja retransmitido por outras emissoras do Estado. Finalmente obrigou a TV Educativa paranaense a passar o dia, ontem, repetindo de 15 em 15 minutos, a leitura de uma nota a favor de uma associação de juízes.

A TV leu a nota, divulgou uma réplica do governador - a frase "No Paraná, censura não!" - e foi retirada do ar, devendo voltar hoje às transmissões normais.

Fonte: Blog do Zé Dirceu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão