ALERTA CONTRA A FEBRE AMARELA


Bahia está em alerta contra febre amarela

Daniel Freitas
Redação/Agecom


A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) divulgou, ontem (9), a lista completa dos 73 municípios baianos localizados na chamada zona de risco para a febre amarela, incluindo principalmente as regiões oeste, norte e sul, nas fronteiras com os estados de Minas Gerais, Tocantins, Goiás e Piauí.

Diante dos casos suspeitos e dos óbitos registrados em alguns desses locais, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) está recomendando a vacinação, de forma seletiva, para crianças a partir de nove meses de idade e viajantes que pretendem se deslocar para essas áreas.

Doença infecciosa causada pelo vírus amarílico, a febre amarela ataca o fígado e os rins, podendo levar à morte. Ela se divide em dois tipos: a urbana e a silvestre. A principal diferença entre elas é que, nas cidades, o transmissor é o mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue. Nas matas, a febre ocorre em macacos e os principais transmissores são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, que picam preferencialmente os primatas.

Por isso, a necessidade de intensificar a imunização na Bahia, por conta da notificação de epizootias (enfermidades que atacam animais) em macacos em estados vizinhos, como Minas Gerais, Piauí, Tocantins e Goiás. Em todo o território brasileiro, o Ministério da Saúde apontou 11 estados como áreas de risco para a febre amarela silvestre.

Os principais sintomas da febre amarela são mal-estar, febre alta, calafrios, dor muscular forte, dor de cabeça, cansaço, vômitos e diarréia. Se não for tratado em tempo hábil e de forma adequada, o paciente pode morrer. Em 2000, foi verificado o último registro da febre amarela silvestre na Bahia - 10 casos, com três óbitos, sendo dois no município de Coribe e um Jaborandi. No Brasil, a ocorrência mais recente da doença amarela urbana foi verificada em 1942, no Acre, na cidade de Serra Madureira.

Municípios em área de risco

Alcobaça, Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Belmonte,Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Canavieiras, Cândido Sales, Caravelas, Carinhanha, Casa Nova, Catolândia, Cocos, Cordeiros, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Encruzilhada, Eunápolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Guaratinga, Ibiraporã, Itagimirim, Itabela, Itanhém, Itapebí, Itarantim, Iuiú, Jaborandi, Jucuruçu, Lajedão, Luiz Eduardo Magalhães, Macarani, Maiquinique, Malhada, Mansidão, Mascote, Medeiros Neto, Mortugaba, Mucuri, Muquém de São Francisco, Nova Viçosa, Pilão Arcado, Piripá, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Remanso, Riachão das Neves, Santa Cruz Cabrália, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho, Teixeira de Freitas, Tremedal, Urandi, Vereda, Vitória da Conquista e Wanderley.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão