TÍTULO DE CIDADANIA


Legislativo concede o Título de Cidadania a Ilsabete de Oliveira Lima Silva (Bete Lima)

Ilsabete de Oliveira Lima Silva, nasceu aos 3 dias do mês de junho de 1955, na localidade denominada Boqueirãozinho, zona rural da pacata e histórica cidade-mãe de Palmas de Monte Alto, Bahia. Seus pais, Sebastião Teixeira Lima e Faustina Pereira de Oliveira Lima, eram lavradores, e viviam fundamentalmente do cultivo da terra.

Aos 18 anos, ainda jovem, Ilsabete muda-se para Guanambi. Matricula-se no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, onde conclui o curso técnico em contabilidade. Entre outras razões, por influência de sua origem como camponesa, aproxima-se de um incipiente movimento, que intencionava criar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A pretendida entidade, criada em 1975, passou de fato a existir 4 anos depois, quando, no ano de 1979, um grupo de lideranças camponesas deliberam reorganizar, ou melhor, estruturar o STR de Guanambi, que se tornou, nos dias atuais, umas das mais respeitadas organizações sindicais do Estado da Bahia. Ilsabete estava, corajosamente, entre os primeiros desse grupo. Somente quem testemunhou, e especialmente quem viveu essa experiência, é que pode descrever o significado de atitudes carregadas de ousadia, e a dimensão do perigo de uma postura altiva e determinada, num contexto político adverso, sob o império de um sistema, que a despeito do pouco fôlego, ainda inspirava o medo e o pânico.

Foi neste ambiente que Bete deu suas primeiras contribuições políticas a sociedade, ainda numa atmosfera pesada, precipuamente para as mulheres. Dessa forma nasce o Sindicato verdadeiro, autêntico, fiel aos interesses de sua categoria, inicialmente com base territorial em Guanambi, Palmas de Monte Alto e Malhada. Ao longo dos anos, as delegacias sindicais destes últimos municípios (Palmas de Monte Alto e Malhada) ganham independência e desvinculam-se, tornando-se entidades independentes. Tudo isso com o apoio e a decidida participação de Bete Lima, que, em função de sua dedicada trajetória, passa a ser carinhosamente conhecida por Bete do Sindicato.

O STR de Guanambi ganhou musculatura e se tornou referência no meio sindical regional e baiano. Cresceu na luta, e ajudou muitos outros a se constituírem. Organizou o pólo, uma espécie de coordenação regional, que unifica as demandas e compartilha as ações do movimento sindical; Gritos da Terra e outras importantes iniciativas foram realizadas em defesa dos interesses dos trabalhadores; diversas Associações Comunitárias foram criadas no campo, enfim, uma intensa e permanente atividade se deu em torno do Sindicalismo rural, com a participação ininterrupta de Bete Lima.

O STR de Guanambi é reconhecidamente uma entidade respeitada, com um elevado nível de organização, com sede própria, prestando diversos serviços à comunidade, em especial aos seus associados, cujo quadro é composto de 40% de mulheres.
Bete é casada com José Antônio da Silva, atual Presidente da FETAG – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia, uma das mais fortes e importantes Federações de trabalhadores do Brasil.

Homenagear Bete, com o Título de Cidadã Guanambiense, é, antes de mais nada, render justas honras ao movimento sindical, e registrar uma modesta deferência desta Casa de Leis a uma das mais bravas e ilustres filhas verdadeira de nosso povo.

Vereador Paulo Costa - PC do B

Comentários

Unknown disse…
oi meu nome e Gentil pereira de oliveira e minha irmã e Faustina pereira de oliveira casado com Sebastião texeira lima,sai dela a mais de 50 anos.voce deve ser minha sublinha pois entre em contato comigo . pois hoje tenho 79 anos quero conheçer voces. o meu telefone é (19) 38191537 ou msn do meu sublinho que é adriano__legal@hotmail.com
e tanbem estou a procura de valdenor meu irmão espero por noticia fico aguardando resposta..
Unknown disse…
oi meu nome e Gentil pereira de oliveira e minha irmã e Faustina pereira de oliveira casado com Sebastião texeira lima,sai dela a mais de 50 anos.voce deve ser minha sublinha pois entre em contato comigo . pois hoje tenho 79 anos quero conheçer voces. o meu telefone é (19) 38191537 ou msn do meu sublinho que é adriano__legal@hotmail.com
e tanbem estou a procura de valdenor meu irmão espero por noticia fico aguardando resposta..

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão