RIO SÃO FRANCISCO



Dom Cappio anuncia fim da greve de fome

O bispo de Barra (BA), d. Luiz Flávio Cappio, 61, anunciou na noite desta quinta-feira (20) o fim da greve de fome que mantinha há 23 dias contra o projeto do governo Lula de transposição do rio São Francisco. O anúncio foi feito durante missa campal em Sobradinho (BA), depois de um dia de internamento em um hospital de Petrolina (PE).

Dom Cappio sentiu-se mal e foi hospitalizado depois que soube da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), na quarta-feira, de liberar a retomada das obras de transposição do rio São Francisco.

Na manhã de quinta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou taxativamente que "a obra vai continuar", pois "'é o projeto mais humanitário de meu governo", e criticou a greve de dom Cappio: "Espero que ele tenha juízo. A igreja não se envolve em questões técnicas'', afirmou o presidente. "Entre a greve de fome e milhões de nordestinos que serão beneficiados, eu fico com os 12 milhões", disse ainda.

Pelas estimativas da Articulação São Francisco Vivo, cerca de 500 pessoas participam da missa campal, que começou por volta das 20 horas. "É por vocês que lutaram comigo e trilharam o mesmo caminho que encerro o meu jejum", disse o bispo em uma nota lida pelo seu assessor Adriano Martins, durante a celebração. "Depois desses 24 dias, encerro o meu jejum, mas não a minha luta", agrega a nota. Dom Cappio participou da missa sentado e recebendo soro, devendo retornar em seguida ao hospital.

Da redação, com agências

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão