POLÊMICA DA TRANSPOSIÇÃO



Lula diz que obra do São Francisco segue e pede juízo a bispo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo não vai ceder às exigências do bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, que há 24 dias faz greve de fome contra a transposição do Rio São Francisco. Este é ''o projeto mais humanitário de seu governo", disse Lula à imprensa nesta quinta-feira (20). Ele lamentou a greve de fome de dom Cappio, mas disse que a obras vão continuar. "Se o Estado ceder, o Estado acaba', avaliou, durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto.

Lula fala com jornalistas: ''Sei o que é greve de fome'' O presidente ponderou que, entre a greve de fome do bispo e os 12 milhões de brasileiros que vão ser beneficiados com a transposição do São Francisco, a prioridade tem que ser dada à população. ''A obra vai continuar. Eu sei o que é greve de fome. Dá uma fome danada'', comentou, relembrando a greve de fome de seis dias que fez quando foi preso pela ditadura militar, em 1980.

''Água para milhões de brasileiros''

Sobre a greve de fome do bispo, Lula foi crítico: ''Aprendi com meus companheiros da Igreja Católica que só Deus pode dar e tirar a vida. Espero que a Igreja diga para ele o que disse para mim e que ele cumpra os preceitos cristãos. Espero que ele tenha juízo. A igreja não se envolve em questões técnicas'', comentou. Lula também disse esperar que dom Cappio, “como brasileiro, daqui a um tempo tenha a compreensão de que o que fizemos é levar a água para milhões de brasileiros”.

''É o projeto mais humanitário do governo. Quero acabar com a indústria da seca e do caminhão pipa. Só quem carrega lata de água na cabeça e viu sua cabrinha morrer de sede sabe o problema da seca'', afirmou ainda o presidente, em defesa da transposição das águas do São Francisco para o Nordeste Setentrional (Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará), que não dispõe de rios perenes.

Polemizando com os críticos da transposição, o presidente ressaltou que seu governo também investiu em uma política de revitalização do São Francisco. “Nunca ninguém colocou um centavo para despoluir [o rio]. Somos nós que estamos colocando”, destacou.

Notícias desencontradas

No 24º dia depois do seu início, a greve de fome de dom Luiz Flávio Cappio deu lugar a previsões discordantes. Um representante da Comissão Pastoral da Terra (CPT) na Bahia, Thomas Bauer, assegurou que o bispo manifestou diante de algumas pessoas o desejo de manter a greve que o levou à unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Memorial de Petrolina (PE), onde permanece internado, sem previsão de alta.

Já o juiz Luís Roberto Cappio Guedes Pereira, 39, sobrinho do bispo, afirmou que ainda nesta quinta-feira conversaria com o tio para que ele suspenda imediatamente a greve de fome. ''Vou tentar de todas as formas fazê-lo desistir da greve de fome e vou conseguir. Vamos colocar um ponto final nessa história'', disse o sobrinho.

Resultado da concorrência

O Ministério da Integração Nacional publicou no Diário Oficial da União de hoje (20) o resultado da concorrência para execução das obras do Lote 1 da obra, cujo nome oficial é Projeto de Integração do São Francisco com Bacias do Nordeste Setentrional. O vencedor foi o Consórcio Águas do São Francisco, formado pelas empresas Carioca S.A., Paulista e Serveng.

O valor global do lote é de R$ 238,8 milhões. O consórcio será responsável pela execução das obras civis de instalação, montagem, testes e comissionamento dos equipamentos mecânicos e elétricos. Serão abrangidos municípios localizados nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O contrato entre o consórcio vencedor e o Ministério será assinado nos próximos dias. A partir daí será possível estipular o prazo para o início das obras, que já estão em curso, porém a cargo de unidades do Exército.

Da redação, com agências

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão