HOMENAGEM DO CONGRESSO AO GÊNIO DA ARQUITETURA


No ano do seu centenário, o mundo volta a reverenciar e prestar diversas homenagens ao gênio da arquitetura: Oscar Niemeyer. Nesta quinta-feira (20) foi a vez do Congresso Nacional homenagea-lo. Lembrando que era um ser humano como qualquer outro, o arquiteto Oscar Niemeyer agradeceu aos parlamentares. “O Lênin já dizia que 10% de qualidade era o suficiente. De modo que o que queremos, nós comunistas, é tão pouco: uma vida simples, todos iguais, solidários”. Essa foi uma das primeiras citações do seu discurso, que emocionou aos presentes.

Com feições tranqüilas e palavras suaves, Niemeyer disse que era difícil para ele, “de improviso, responder a essa homenagem tão exagerada, tão amiga. Afinal, sou um ser humano como outro qualquer, sem menor importância, que olha para o céu e sabe como somos pequeninos nesse mundo difícil de viver. Mas tenho procurado manter o meu caminho no sentido de um mundo melhor, todos de mãos dadas. Que a gente tenha uma vida mais fraternal, que as pessoas se olhem sem procurar defeitos, achando na outra uma qualidade”.

Durante sua fala, o gênio da arquitetura declarou que quando vê um grupo de jovens nas ruas protestando, vê que o trabalho deles é mais importante do que o seu. Ele afirmou que “a juventude precisa ser cuidada com mais atenção, ela não sabe o que esperar, precisa de solidariedade. O importante para mim é a vida, procurar a juventude, ajudar os jovens”.

O arquiteto disse estar num “caminho de um mundo melhor...num mundo, enfim, que a gente espera”. Niemeyer participou da sessão por meio de videoconferência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão