ESPECIAL

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE GUANAMBI: CIDADE PÓLO DO SERTÃO PRODUTIVO
Faculdade de Guanambi




Com a finalidade de contribuir com os debates sobre a retomada do desenvolvimento de Guanambi e do território Sertão Produtivo, o BLOG DO LATINHA publicará parte dos estudos sobre a realidade sócio-econômica da região. Leia, acesse e divulge nosso trabalho especial, conforme monografia apresentada no curso de Administração da Faculdade de Guanambi com o tema - Desenvolvimento Sustentável de Guanambi: Cidade Pólo do Sertão Produtivo.Acompanhe e faça comentários críticos. Da redação do Blog do Latinha.

PARTE I


Este trabalho é fruto da análise e reflexão, feitas a partir do estudo científico da realidade de Guanambi e da região, com ênfase no diagnóstico sobre a situação sócio-econômica do território Sertão Produtivo, enfocando a sua formação, os aspectos históricos e os cenários atuais e em especial as perspectivas do desenvolvimento sustentável com vista a debater as novas alternativas econômicas. O objeto da presente monografia é aprofundar a analisar e identificar as possibilidades de desenvolvimento econômico de Guanambi e região, destacando a crise da lavoura algodoeira e os seus reflexos na economia local e regional e o seu processo de recuperação, bem como o potencial do setor agrícola, do comércio e dos serviços. Também abordamos sobre o desempenho da economia no cenário estadual e regional, o panorama da economia local e as medidas de políticas governamentais implementadas pelos Governos Federal e Estadual.

INTRODUÇÃO

De 1950 a 1980, o modelo de desenvolvimento brasileiro teve como estratégia central a substituição de importações pelo crescimento industrial. O projeto desenvolvimentista provocou um rápido e intenso crescimento provocando uma acelerada urbanização.

Para atingir o desenvolvimento, o governo brasileiro realizou grandes investimentos em empresas estatais, isenção de impostos e crédito subsidiado. As decisões eram centralizadas e o governo adotava a força e o autoritarismo para garantir a implementação de suas políticas, sem a participação da sociedade.

No Nordeste, este modelo modernizou a agro-exportação,
através do crédito subsidiado.O Modelo de desenvolvimento implantado, a partir dos anos 70, entra em crise e decadência levando a uma grande expulsão da força do trabalho do campo e ao empobrecimento da agricultura familiar, aumentando a miséria e o desemprego na área rural e nas cidades.

Em 1954, Guanambi era o maior produtor de algodão da Bahia e o segundo produtor de arroz. Na década de 70, passamos a ser a capital do algodão, período de ouro branco e de grande prosperidade e desenvolvimento.

Guanambi, antiga Vila de Beija-Flor, entroncamento e passagem de tropeiros que traziam e levavam riqueza para toda a região do Vale do Iuiu, continua a ser referência da região e tem a sua feira livre como centro de comércio que atrai mais de 30 cidades.

A partir de 1980 Guanambi atingiu o apogeu de seu desenvolvimento econômico fruto da expansão da lavoura do algodão. Na década de 90 após sucessivas perdas na monocultura, em conseqüência da praga do bicudo, tivemos quebra da safra que provocou um declínio na atividade econômica.

Localizada em uma das regiões mais belas do país, Guanambi se vê hoje em crise com problemas sócio-econômicos e urbanísticos, que geram desemprego, violência, fome e miséria. Entretanto, a cidade conseguiu ao longo da sua história uma posição de destaque dentro do cenário da economia regional, principalmente o comércio, o serviço e a agricultura familiar.

O objetivo geral do presente trabalho visa a elaboração de um diagnóstico sobre a realidade econômica da cidade e da região. Neste contexto, destacamos os aspectos históricos de sua formação e, em especial, as perspectivas do desenvolvimento sustentável, bem como a análise crítica na monocultura do algodão e o debate e sugestões de novas alternativas que surgem em decorrência da crise da monocultura do algodão.

O estudo dessa realidade local e regional o processo de mudança ocorrido a partir da inserção do Brasil no mundo globalizado e a sua influência na atual conjuntura da cidade, destacando os aspectos favoráveis e desfavoráveis ao desenvolvimento do município e da região são objetos de estudos propostos neste trabalho, procurando dimensionar a intervenção da sociedade e dos setores produtivos na busca de soluções e alternativas para retornar o processo de desenvolvimento interrompido com a crise da lavoura algodoeira.

Atualmente, nem os Governos Federal, Estadual e Municipal, nem a sociedade organizada, têm um projeto de desenvolvimento para o município e região com planos e políticas orientadas para criarem alternativas e soluções para os problemas sócio-econômicos. O objeto da presente monografia é estabelecer um debate, com formulação e apresentação de sugestões de propostas e alternativas, discutidas a partir de análises e reflexões dos diversos setores da sociedade civil e dos governantes. A construção de um novo modelo de desenvolvimento deve combinar ações voltadas para mudar as políticas e intervenções dos órgãos públicos responsáveis pelas questões locais e regionais, incentivando iniciativas locais que promovam novos processos de desenvolvimento e crescimento da nossa economia. O projeto contêm sugestões de política estratégica a serem executadas a curto, a médio e a longo prazo, constituindo propostas para a resolução dos problemas mais imediatos.

A construção de um projeto alternativo e os caminhos do desenvolvimento da cidade e da região constitui a peça chave dessa pesquisa. O desafio é analisar e identificar vetores e vertentes de desenvolvimento sustentável de Guanambi e do território Sertão Produtivo.

Pretende-se com o presente trabalho dar continuidade a análise e identificação das possibilidades de desenvolvimento sustentável da cidade de Guanambi: Cidade Pólo do Sertão Produtivo, destacando como objetivos específicos os seguintes aspectos: analisar as perspectivas do programa de recuperação da lavoura do algodão no contexto regional; identificar as novas alternativas econômicas para a cidade e o território do Sertão Produtivo; apontar perspectivas e benefícios que o fortalecimento da agricultura familiar pode proporcionar para o desenvolvimento sustentável para o município de Guanambi no contexto regional. Torna-se foco principal sistematizar e sugerir linhas de ações, derivadas dos projetos e atividades discutidas e investigadas pelas diversas camadas das organizações civis, dos órgãos técnicos e políticos da cidade, que possibilitem o aumento da capacidade produtiva agrícola e não agrícola, garantindo assim a preservação do meio ambiente, a geração de emprego e a melhoria da renda, tornando-se um instrumento auxiliar para o desenvolvimento sustentável da cidade pólo da região.

Parte II - Guanambi: Cenário e Realidade Econômica - Aspectos históricos da formação econômica da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão