DIPLOMACIA



Enviado brasileiro vê libertação na Colômbia como ''1º passo''

Antes de viajar a Caracas, e em seguida à Colômbia, onde observará a libertação de três prisioneiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, avaliou que ela ''tem tudo para ser exitosa''. E previu que será ''o primeiro passo'' para a libertação de Ingrid Betancourt e outros presos.


“Se a operação amanhã (sexta-feira, 28) for exitosa, tem tudo para ser exitosa, tenho a impressão de que o próximo passo é a libertação da Ingrid e de outras pessoas que estão presas lá [na Colômbia]”, disse Garcia ao embarcar em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) na Base Aérea de Brasília. Ele integrará o grupo que testemunhará a operação de entrega dos prisioneiros, coordenada pelo governo de Hugo Chávez.

Elogio à ''inteligência'' de Uribe

O grupo tem como integrante mais conhecido o ex-presidente da Argentina, Néstor Kirchner, que concluiu seu mandato no dia 10. Participam ainda representantes dos governos do Equador, Cuba, Bolívia e França.

A operação, montada a partir de um oferecimento das Farc, teve a autorização do presidente colombiano, Álvaro Uribe. Três semanas antes Uribe desautorizara os serviços de mediador de Chávez. Na época, alegou que a participação de Chávez punha em risco a segurança democrática da Colômbia e acusou o presidente venezuelano de manter contato direto com membros das Farc. Agora, porém, as autoridades colombianas aceitaram a presença do grupo no país, desde que em aviões com a insígnia da Cruz Vermelha Internacional.

Marco Aurélio avaliou que esta foi uma decisão acertada do presidente da Colômbia. “Acho que foi uma atitude de inteligência política do governo colombiano, que passou por cima de divergências que teve recentemente”, disse o representante brasileiro. “Espero que isso possa se transformar em um ponto de reconciliação entre os dois governos”, acrescentou. Antes de viajar, ele reuniu-se com Lula no Palácio da Alvorada.

Da redação, com agências

Leia mais...
Portal Vermelho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão