GUANAMBI TEM SEU PLANO DIRETOR APROVADO



A Câmara de Vereadores de Guanambi aprovou na noite desta segunda feira 19 o seu Plano Diretor. O plano é uma recomendação da Lei 10.257/01 – Estatuto da Cidade. Durante cerca de nove meses foi travada uma ampla discussão com todos os setores organizados da sociedade civil, Poder Executivo, Legislativo e Judiciário com o objetivo de elencar as medidas que garantam em sua plenitude as funções sociais da cidade e da propriedade urbana adotando Política Territorial que assegure a redução das desigualdades sociais.

Dentre os vários pontos importantes do Plano Diretor, está a ordenação e controle do uso do solo, que combate dentre outros aspectos, a exploração imobiliária, a destruição do patrimônio cultural e do meio ambiente.

O Plano Diretor prevê a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Ambiental – PMSA. O plano tem como objetivo fortalecer o sistema de capacitação de água das Barragens de Ceraíma e Poço do Magro, implantação de usinas de reciclagem e compostagem do lixo, coleta seletiva e educação ambiental.

O presidente da Casa da Cidadania Élder Guimarães, enfatizou a importância deste projeto que norteará a administração municipal pelos próximos dez anos facilitando inclusive a aplicação de recursos, pois todas as prioridades foram enumeradas pela própria comunidade; e destacou o papel primordial que teve o Legislativo na elaboração da Lei.

Ainda na sessão desta segunda-feira, a Câmara aprovou um importante Projeto de Lei do Poder Executivo. O projeto prevê que os proprietários de imóveis localizados em ruas e avenidas pavimentadas deverão construir muros e passeios para viabilizar o Bem-estar Social e a estética da cidade. A não construção pelos proprietários fica a Prefeitura municipal no dever e autorizado a construir o beneficio reservando-se no direito de cobrar do proprietário do imóvel as despesas referentes à construção.

Em sua justificativa o projeto destaca a necessidade de se combater a exploração imobiliária, os prejuízos com a estética urbana além dos riscos que terrenos baldios provocam no que diz respeito a queimadas e proliferação de insetos.

Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Guanambi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão