CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE JUVENTUDE


Prefeitos são mobilizados para conferências municipais de juventude

Prefeitos e representantes de entidades da sociedade civil de todo o estado foram convocados, hoje (21), pela Secretaria de Relações Institucionais, a organizar as conferências municipais de juventude, de onde sairão os representantes para a Conferência de Juventude da Bahia, a ser realizado em março de 2008, como evento preparatório da I Conferência Nacional de Políticas Públicas para a Juventude, que acontecerá em abril do mesmo ano.

“A sociedade civil deve aproveitar esse processo de valorização da juventude, capitaneado pelo Governo Federal, com a criação de programas como o Pró-Jovem e o Juventude Cidadã, para ajudar a pensar em novas possibilidades de inclusão sócio-econômica e cultural de pessoas entre 15 e 29 anos”, alertou Plínio Marcos, assessor da Secretaria Nacional de Juventude, diretamente ligada ao gabinete da presidência da República.

Ele participou do encontro com os gestores, no Instituto Anísio Teixeira, que teve como objetivos a discussão de detalhes e a eliminação de dúvidas a respeito dos procedimentos formais para a realização das etapas municipais e credenciamento para as conferências estadual e nacional.

“Eu faço um apelo para que os prefeitos convoquem as plenárias municipais, com organização institucional em forma de coordenadoria, superintendência ou até mesmo conselho. Isso é fundamental para a participação na conferência estadual”, afirmou Rui Costa, lembrando que “quando não se dá oportunidades para o jovem, não se aponta caminhos para o seu futuro. Tira-se dele os sonhos e empurra-o para os desvios de conduta e a prática de crimes e ilícitos”.

Estima-se que a Bahia tenha hoje 4 milhões de pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Isso representa um terço da população economicamente ativa, dado que, por si só, justificaria a criação de uma instância, com representação democrática voltada à discussão de políticas públicas e projetos específicos, para beneficiar pessoas dessa faixa etária. “Esses encontros são fundamentais para a articulação dos jovens das grandes, médias e pequenas cidades, sejam eles da zona rural ou da zona urbana, porque eles têm demandas próprias e devem ajudar a pensar nas soluções de forma conjunta”, afirmou o prefeito de Itambé, Moacir Andrade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão