CAETITÉ


Chineses demonstram interesse em parcerias com a Bahia

Ao ouvir a exposição do governador Jaques Wagner sobre as oportunidades de investimentos e parcerias ofertadas pela Bahia, a estatal a China Eletronic Technology Group Corporation, de alta tecnologia em diversas setores, principalmente nos segmentos de eletroeletrônica e comunicações e na área de semicondutores (CETC), manifestou especial interesse nas reservas baianas de areia sílica, uma das que apresenta maior teor (98%) de pureza, índice encontrado apenas às reservas do Egito.

Entre as defesas apresentadas pelo governador para atrair negócios para o estado, foi destacada a implantação do parque tecnológico da Bahia, que abre a possibilidade de criação de um centro de alta tecnologia em parceria com os investidores chineses. Wagner propôs também a parceria com o empresariado chinês para a fabricação de quadros e componentes para a construção de usinas termoelétricas e para automação de plataformas submarinas.

No encontro que manteve com a direção de outra grande estatal chinesa, a China Metallurgical Construction Corporation (MCC), focada na construção e metalurgia e atuação em vários países do mundo, o governador baiano ouviu do presidente da estatal, Shen Heting, o interesse na exploração de reservas minerais, setor em que o governo baiano acaba de abrir uma série de licitações. O presidente da MCC informou ao governador Jaques Wagner que já vem mantendo negociações com os controladores da Bahia Minerações Ltda (BNL), que detém os direitos de exploração das jazidas de ferro do município de Caetité.

Como tem defendido desde que assumiu o governo baiano, Wagner destacou a simpatia do estado em ver concretizado esse projeto, ressaltando, no entanto, a importância da exportação do minério de ferro não apenas in natura, mas que agregando valor ao produto a partir da implantação de uma siderúrgica a médio prazo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão