1ª CONFERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO



Nos dias 20 e 21/11/07, aconteceu a 1ª Conferência Regional de Educação promovida pela DIREC-30 e a Secretaria Estadual de Educação. O evento contou com a presença de 300 participantes das cidades de Guanambi, Palmas de Monte Alto, Iuiú, Matina, Carinhanha, Malhada, Feira da Mata, Candiba,Sebastião Laranjeiras, Pindaí e Urandi, bem como com uma participação ampla da sociedade civil organizada da região.

A abertura do evento foi realizada no dia 20 - Dia da Consciência Negra, no Centro de Cultura de Guanambi. Inicialmente foi composta a mesa de abertura com a presença da Diretor da DIREC-30, Helena Amaral; da Secretária Municipal de Guanambi, Elzir Fernandes; do Presidente da Câmara de Vereadores de Guanambi, Elder Guimarães; do Diretor da Escola Agrotécnica, Aliomar Fagundes; do Diretor do Campus XII da UNEB, Osaná Macêdo; da representante do Conselho Municipal de Educação de Guanambi, Professora Any; do Diretor do Colégio Estadual de Feira da Mata, Professor Davi;da Diretora da APLB, Professora Regina;da Diretora do Colégio Estadual Luiz Viana, Professora Cida Cabral; da Secretária de Ação Social de Candiba, Dra. Ângela Fernandes; do Coordenador da Educação Especial da Secretaria de Educação do Estado, João Sancho. Também fizeram presença na abertura o Vereador Paulo Costa (PCdoB); o vereador Dr. Ruy Fernandes; o Diretor da 30ª DIRES, Dr. Luia Lélis; da Presidente da Fundação Joaquim Dias Guimarães, Professora Nice Amaral; as Secretárias de Educação dos Municípios de Palmas de Monte Alto, Sebastião Laranjeiras, Candiba, Matina, Carinhanha, Malhada, entre outras autoridades e diversas representações de Sindicatos, Associações e Instituições.

A Professora Dina Maria Rosário dos Santos, Especialista em Psicopedagogia e Membro da Coordenação de Avaliação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, fez uma brilhante palestra com o tema: "Construção de um Sistema Nacional Articulado de Educação Básica". O evento foi encerrado com um momento cultural em homenagem ao Dia da Consciência Negra.

Na tarde do dia 20 e no dia 21, no Colégio Modelo de Guanambi, foram realizadas as plenárias que debateram os seguintes eixos temáticos: Construção do Sistema Nacional Articulado de Educação,Construção do regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino, Financiamento da educação, Inclusão e Diversidade na Educação Básica, Formação e Valorização Profissional, Alfabetização como direito, Criação de uma política pública de Educação Profissional na Bahia, Articulação entre a Educação Básica e Ensino Superior e Aproximando o mundo da Escola e o Universo Juvenil.

Finalizando a conferência, os delegados reuniram-se em plenária e aprovaram as propostas prioritárias para a melhoria da qualidade do ensino na região e elegeram 30delegados dos diversos segmentos representativos da sociedade que representaram o Território do Sertão Produtivo na Conferência Estadual de Educação em Salvador.

Durante a realização do evento no Centro de Cultura e no Colégio Modelo houveram diversas apresentação culturais: Grupo Beija-Fulô, Grupo Cultural da Fundação Joaquim Dias Guimarães, Grupo Cultural dos Quilombolas de Malhada, Baltazar, Voz e Violão, entre outras apresentações culturais.

Segundo a avaliação da Diretora da DIREC-30, Professora Helena Amaral, "a realização da 1ª Conferência Regional de Educação superou as expectativas e foi um importante momento de reflexão, análise, informações, trocas de experiências, discussões e formulações de propostas visando a melhoria da qualidade do ensino na região".

Comentários

Anônimo disse…
Esta conferência além de possibilitar propostas de melhorias para educação na Bahia, trouxe a todos os participantes um momento de reflexão.
E a pergunta que não quer calar é:
Será que é possivel atráves de nossas idéias mudar este quadro...
estive presente nesta conferência e idéias não faltaram, tomara que as mesmas possam ser consolidadas;

Estive no eixo 8.
Seb. Laranjeiras - BA.

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão