PCdoB PASSA A COMANDAR ONZE PREFEITURAS NA BAHIA


Numa demonstração do bom momento que o partido vive no estado e o consequente crescimento no número de filiações, o PCdoB atingiu esta semana a marca de 11 prefeituras dirigidas por integrantes da legenda. Além de São Sebastião do Passe, que tem à frente da administração municipal, Tânia Portugal e de Ubatã com Agilson Muniz, que já tinham prefeitos do partido, uma série de filiações ocorridas principalmente nas últimas semanas levaram o PCdoB a ultrapassar o número de dez prefeituras sob o seu comando.

A Bahia acompanha uma tendência favorável aos movimentos progressistas e populares que é verificada na América Latina, especialmente na América do Sul. No Brasil, a eleição e, em seguida, a reeleição do presidente Lula são os maiores símbolos do papel que a forças progressistas e de esquerda vem assumindo. Na Bahia, a eleição de Wagner é também parte desse novo momento e ocorreu num contexto de declínio das forças conservadoras no estado.

Ao momento favorável à esquerda, no caso do PCdoB, se juntam outros fatores. Foram importantes para o crescimento e o aumento de filiações ao partido: a sua força política e ideológica, e a nova postura eleitoral do partido. Com pouca tradição de participação em disputas majoritárias como líder de coligações, o partido pretende, a partir das próximas eleições, adotar uma nova política e participar de chapas majoritárias em todo o estado. “Nós dávamos um tratamento secundário às batalhas eleitorais, na atualidade aumentamos nossa convicção que a disputa eleitoral é o caminho que agora está posto para a esquerda, para os comunistas”, afirma Péricles Souza, presidente do PCdoB na Bahia.

Essa postura está alinhada à nova política eleitoral adotada pelo partido nacionalmente, e já tem conseqüências em todas as regiões da Bahia. Dos 417 municípios baianos, 364 possuem Comitês Municipais do partido, e mais de cem terão candidatos comunistas às eleições municipais do ano que vem. As Conferências Municipais que se realizam nos meses de setembro e outubro deste ano, estão sendo marcadas pelo grande número de participantes e pela filiação de centenas de novos membros. “O partido tem crescido também em outras áreas, como nos movimentos social e sindical, e, principalmente, tem se expandido geograficamente, hoje temos comitês quase que na totalidade do estado”, declara Souza.

Centro-sul do estado agora tem cinco prefeituras comunistas

Das sete mesorregiões baianas, o Centro-sul é a que mais detêm prefeituras comandadas por membros do PCdoB, cinco ao todo. Em Ituaçu, na Chapada Diamantina, e Boa Nova, na microrregião de Vitória da Conquista, os atuais prefeitos, respectivamente Albérico Costa e Adonias da Rocha Pires, vieram da legenda do DEM. Também no Centro-sul, o município de Marcionílio Souza, com aproximadamente 10 mil habitantes e a 336km de Salvador, foi mais um que teve seu prefeito, José Rebouças, o Zeu, (egresso do PL) filiado ao partido. Dos novos membros que estão à frente de prefeituras, a única mulher é a prefeita de Matina, Olga Gentil Cardoso, oriunda do PTC. Em Malhada das Pedras, cidade que faz fronteira com Brumado, o prefeito José Monteiro Neto, deixou o PL e também se integrou ao PCdoB .

Região do Vale do São Francisco tem dois prefeitos filiados

No Vale do São Francisco, dois municípios passaram a fazer parte da lista de prefeituras do PCdoB. Em Campo Alegre de Lourdes, cidade a 630 km da capital, Alessandro Dias deixou o PR. E em Serra do Ramalho, município no outro extremo do Vale e próximo a Bom Jesus da Lapa, Carlos Caraíbas trocou o PSDB pelo PCdoB . Os dois municípios, que ficam em umas das regiões mais importantes do estado, têm aproximadamente 30 mil habitantes cada.

Correntina e Iraquara

Provando que a presença do PCdoB atinge a diferentes regiões, o prefeito de Correntina, a 980 km da capital, Nelson “Maguila” se filiou ao partido e foi um dos pioneiros. Após permanecer mais de um ano sem filiação partidária, Maguila foi eleito pelo PFL, mas estava sem partido há mais de um ano. Também do PFL veio Walterson Coutinho, prefeito de Iraquara, cidade do Centro-norte baiano, com aproximadamente 20 mil habitantes.

Além de prefeitos, muitos vereadores também se filiaram ao PCdoB, e a tendência é que, com a proximidade do pleito do ano que vem, mais filiações ocorram aumentando a influência política do partido, que tem um projeto audacioso para 2008, na Bahia.

De Salvador,
Rodrigo Rangel Jr.

Comentários

Unknown disse…
Ola sou a lucia do oeste da Bahia de Luis Eduardo Magalhães.
Bom venho aqui informa que o partido tem uma grande chance
De obter mais um prefeito do PCdoB. Pois o pré-candidato de nossa cidade e desse partido. E tem uma grande chance de se eleger, pois já estão fazendo pesquisa ele esta liderando, em relação aos outros pré-candidatos.
Ele é conhecido como DOLLAR, um homem humilde,que já tem uma experiência política filho de prefeito e já foi vereador.
FAÇO VOTOS, COMO INTEGRANTE DO PCdoB, QUE O PARTIDO POSSA CRESCER CADA VEZ MAIS. SABEMOS QUE O CAMINHO SERRÁ SEMPRE DE CONQUISTAS SE MANTIVERMOS O IDEAL DO SERVIÇO AOS MENOS FAVORECIDOS. TEODOMIRO MARINHO, WWW.TERAPEUTATEODOMIROMARINHOBLOGSPOT.COM

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão