MOVIMENTO DOS SEM MÍDIA PROTESTA EM FRENTE À "FOLHA"



Protesto pediu democratização da mídia

Informação verdadeira e imparcial. Foi o que pediram de cem a 200 pessoas na capital paulista neste sábado (15), em manifestação em frente ao prédio do jornal Folha de S.Paulo. O objetivo do protesto foi chamar a atenção para a falta de imparcialidade e pluralidade na grande mídia.

Protesto pediu democratização da mídia Diante da sede sede do jornal, os participantes do protesto leram um documento que leva o nome de “Manifesto dos Sem-Mídia”. O documento é organizado por Eduardo Guimarães, do blog Cidadania.com. Segundo ele, trata-se de um movimento pelo direito à informação correta, fiel e honesta. “Que a mídia fale, mas não me cale! Não nos cale! Não cale alguns e exponencie a voz de outros. Todos têm que dar opiniões. As pessoas querem confrontar opiniões!”

Conforme Guimarães postou em seu blog, “os sem-mídia se manifestaram por mais de duas horas sob um sol inclemente”. Sobre os signatários do manifesto, ele esclarece: “Alguma assinaturas foram colocadas no documento entregue à Folha e outras na cópia que foi protocolada na portaria do jornal”. Ainda assim, 191 pessoas assinaram o texto oficial.

O professor universitário Eduardo Marques veio do Rio de Janeiro para participar da manifestação. “É o ponto de partida de um movimento contra uma mídia parcial. Creio que é um momento histórico, e isso me fortaleceu para estar presente aqui."

Já o consultor financeiro Rafael Rodrigues teve a idéia de fazer uma camiseta só para participar do protesto. “Você ter pequenos meios de comunicação partidarizados é normal. Agora, você ter todos os grandes (meios de comunicação) partidarizados para o mesmo lado é muito prejudicial.”

Para o casal Jaqueline e Paulo — que levou os filhos —, desde cedo é preciso ter consciência da importância da informação correta. “Realmente não dá mais pra ler jornal. A grande mídia virou um partido político”, explicou a estudante Jaqueline Pascucci.

Os manifestantes penduraram um cartaz na parede do prédio da Folha. No espaço, deixaram registrados pensamentos e desabafos. O protesto começou por volta das 10 horas e terminou ao meio-dia.

O organizador, Eduardo Guimarães, entregou uma cópia do manifesto do grupo, na sede do jornal. O site Conversa Afiada tentou falar com a Folha sobre o assunto, mas não encontrou nenhum representante do jornal.

Da Redação, com blogues e agências

Fonte: Portal Vermelho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão