LULA: "POR MIM, TERÍAMOS UMA SOCIEDADE SÓ DE CLASSE MÉDIA"


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (6) que pretende fazer com que o número de brasileiros pobres que passam para a classe média aumente cada vez mais. Segundo Lula, o apartheid social ainda é uma realidade no país, mas dados oficiais indicam que a situação melhorou: 7 milhões de pessoas pobres passaram para a classe média e 8 milhões saíram da linha de pobreza em todo o país.

“O que eu estou tentando fazer é que mais gente faça parte da classe média brasileira, aliás, por mim nós teríamos uma sociedade só de classe média, em que todo mundo pudesse ter acesso à escola, à educação, ao lazer, à cultura”, disse.

“Estamos trabalhando fortemente nisso, não sou eu que tento fazer essa divisão. Você acompanhou a campanha passada e percebeu que tinha gente que queria fazer essa divisão, acrescentou o presidente, em entrevista a emissoras de rádio.

Lula afirmou que governa para os 190 milhões de brasileiros. “É só ver o lucro dos empresários”. Em termos de políticas públicas, o presidente disse que tem feito um “um esforço incomensurável para cuidar das pessoas que não tiveram oportunidade nesse país”. Para ele, o maior investimento que o Estado pode fazer é no ser humano.

“Eu sei que tem gente que se incomoda, porque quando eu coloco R$ 10 bilhões para cuidar do Bolsa Família, tem gente que fala não, poderia estar em estrada, poderia estar em ponte'”, disse. Segundo o presidente, que fazer investimentos na parcela mais necessitada da população e em infra-estrutura não são ações incompatíveis.

“Mas, você não tenha dúvida, entre dar um prato de comida para uma criança e fazer um metro de asfalto eu darei um prato de comida para a criança. O asfalto pode esperar, agora a fome não espera”.

O lançamento do Programa Universidade para Todos (ProUni), por exemplo, gerou preconceito, de acordo com o presidente. “Lembro do preconceito quando criamos o ProUni, sabe, esse Lula agora vai misturar pobre pela universidade, vai entrar negro na universidade, vai entrar índio, é assim que as pessoas tratam, com descaso, com desrespeito”.

Lula disse que sempre sonhou em fortalecer e criar um mercado de massa no Brasil, em que o povo tivesse maior poder aquisitivo. “Se você analisar o crescimento da economia brasileira hoje, você vai perceber que é exatamente resultado do mercado de massas. A massa salarial crescendo, os acordos salariais todos feitos acima da inflação significa o que? O povo está podendo comer mais, está podendo comprar mais e isso vai fazendo com que mais gente adentre a classe média”.

Para o presidente, a classe média também “precisa ser tratada com o carinho necessário porque também sobre ela recaem muitas coisas. É por isso que nesse país se passou oito anos sem fazer reajuste na alíquota do Imposto de rRnda e nós começamos a fazer, porque achamos que é justo”.

As informações são da Agência Brasil

Fonte: Portal Vermelho - PCdoB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão