EDITORIAL



Renan 1 x Mídia 0


Foram 110 dias de linchamento público contra o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros. Acusado e julgado pela mídia por supostas irregularidades e por denúncias de improbidade, nesses quase quatro meses de intensa luta política nenhuma prova que seja foi apresentada para definir a sentença de culpado contra Renan.

O expediente da presunção da culpa, já utilizado em outros episódios recentes da política nacional pela mídia e pelos setores da oposição, consiste em impor ao acusado o ônus de provar sua inocência, quando a Constituição da República é contundente ao dizer que cabe ao acusador o ônus de provar a culpa.

O Senado Federal ao arquivar o processo de cassação do mandato de Renan Calheiros cumpriu seu papel de resguardar os princípios constitucionais e desferiu mais um golpe certeiro aos julgamentos midiáticos.

Inconformados com o resultado, a mídia agora lança seu petardo contra o próprio Senado Federal, acusando-o de sair enfraquecido e desmoralizado desse processo. Não se respeitam autoridades, instituições e nada que se posicione de maneira diferente do que ditam as manchetes do noticiário.
A cruzada política contra o governo federal e seus aliados não cessará. Restam ainda dois processos contra o presidente do Senado para serem apreciados pelo Conselho de Ética daquela Casa. E, mesmo que tenha mostrado força política, Renan Calheiros sofrerá fortes pressões para renunciar à presidência do Senado, sob o argumento de que não lhe resta autoridade política para conduzir os trabalhos da Casa.

Os próximos dias serão determinantes para mostrar se Renan terá autoridade política para conduzir o Senado. Inúmeros projetos importantes aguardam votação pelo plenário. A oposição fará de tudo para obstruir os trabalhos. Ai, não só a força de Renan, mas a postura política dos partidos que compõem a base aliada serão chaves para deslindar o processo político em curso. A propósito, vale relembrar a afirmação do Senador Renato Casagrande (PSB/ES), um dos relatores do processo que pediu a cassação de Renan Calheiros, “A crise continuará acampada no Senado”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão