CAR VAI CONSTRUIR 100 MIL CISTERNAS DO "ÁGUA PARA TODOS"


Com o objetivo de democratizar o acesso à água e acabar com o sofrimento das populações mais carentes do semi-árido baiano, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), vai construir 100 mil cisternas até o final de 2010, dentro do Programa Água para Todos.

O Programa Água para Todos, que vai atender 1,25 milhão de baianos, também traz esperança para a população residente nos municípios que apresentam os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), área de abrangência do projeto “Terra de Valor”, executado pela CAR. Prova disso, foi a presença de aproximadamente 200 produtores e representantes de associações rurais de vários municípios, apoiados pelo projeto, no lançamento do programa, na semana passada, no Centro de Convenções da Bahia.

Iraci de Araújo, 41 anos, do município de Aracatu, que fazia parte do grupo e, junto com os demais representantes do meio rural, trajava uma camisa do “Terra de Valor”, garantiu que a situação da água é muito difícil na sua região. Somente as pessoas que residem na cidade têm acesso à água. “Nos períodos da seca passamos muita necessidade, ficamos esperando o período da chuva para poder guardar água. Estamos na grande expectativa desse programa”, confessou a moradora, cujo município tem vocação econômica voltada para a criação de caprinos.

Segundo o secretário Edmon Lucas, a CAR implementará ações na Bacia do São Francisco e em seus principais núcleos urbanos e rurais, que serão beneficiados com a construção de cisternas, poços, sistemas simplificados de abastecimento de água e pequenas barragens.

“Fico feliz que a Sedir, e seu braço operativo que é a CAR, seja responsável pela construção de 100 mil cisternas nesses quatro anos de governo. Espero que possamos levar o mais rápido possível água para todo esse povo”, afirmou o secretário.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão