SEMINÁRIO EM GUANAMBI


DESAFIOS DA CADEIA PRODUTIVA DO ALGODÃO

Nos dias 08 e 09/08/07, na cidade de Guanambi (BA), foi realizado um importante seminário técnico com o tema: Desafios da Cadeia Produtiva de Algodão. A realização foi uma parceria da Codevasf, Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia e Prefeitura de Guanambi. Na programação do evento ocorreu diversas palestras: Evolução da cultura do Algodão no Estado da Bahia e na região Sudoeste (Ernesto Ledo – EBDA); Resultados de pesquisa com cultura do algodão na região de Guanambi (Napoleão Beltrão – Embrapa/CNPA, Osório Vasconcelos – EBDA e Murilo Pedrosa – Fundação Bahia); Defesa fitossanitária para a cultura do algodão (Cássio Ramos Peixoto – ADAB); Modelo de integração verticalizada (Marco Antônio Carrejero – Pensa/Codevasf); Beneficiamento (Paulo Ribas – ABAPA; Comercialização (Celito Breda – ABAPA); Crédito Rural (Paulo Sérgio Ferraro – BNB e Paulo Tadeu Barros – BB; Agenda de Compromissos – Diretrizes para a elaboração de um plano de desenvolvimento sustentável para micro-região do Vale do Iuiú (Wilton Teixeira Cunha – Superintendente da Seagri e Marcílio Flores Seixas – EBDA).

O evento contou também a presença do representante da CONAB, que fez uma abordagem sobre a questão do mercado de algodão no cenário internacional e nacional, bem como uma importante palestra ministrada por Josemar Rodrigues, especialista em Elaboração de Projetos. O professor Josemar fez uma brilhante explanação sobre o potencial da micro-região de Guanambi e de seu aproveitamento para a reativação da cultura algodoeira e a produção de biodiesel e etanol.

Além de participar da organização e coordenação do evento, a Codevasf patrocinou a palestra do Grupo Pensa/USP (Universidade de São Paulo), com a participação de Marco Antônio Conejero, que apresentou os estudos sobre a cadeia produtiva do algodão irrigado para o Projeto Estreito.

Segundo Clementino Coelho, os trabalhos do Grupo Pensa estarão disponíveis aos produtores. Esses estudos servirão para a montagem da cadeia produtiva do algodão nas regiões de sequeiro, desde que os produtores se organizem coletivamente, através do cooperativismo e do associativismo.

O seminário contou com a presença do secretário de Agricultura do Estado, Geraldo Simões, do prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, do superintendente da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, José Calmito Fagundes Ledo, do chefe do escritório da Codevasf em Guanambi, Péricles Carvalho, do deputado estadual Luiz Augusto, além de vereadores, prefeitos, agricultores e empresários, totalizando cerca de 500 participantes.

É importante destacar que essa iniciativa foi uma sugestão do Diretor de Revitalização do Rio São Francisco – CODEVASF, Jonas Paulo Neris, e que foi apresentada na Câmara de Vereadores de Guanambi e ao Prefeito Nilo Coelho, por nossa iniciativa. A Prefeitura Municipal, sobre a coordenação de Adalgísio Lélis - Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio, acatou a sugestões.

Finalizando o evento, uma comissão de técnico elaboraram um plano de desenvolvimento sustentável para a micro-região do Vale do Iuiú, que será divulgado e entregue para as autoridades federais e estaduais. Os representantes do Governo do Estado assumiram importantes compromissos com a reativação da lavoura algodoeira. O desenvolvimento econômico e social da região da Serra Geral é a principal meta das forças políticas e sociais que participaram deste importante seminário.

LEIA OS SEGUINTES DOCUMENTOS:

- EBDA E O ALGODÃO NA SERRA GERAL – Uma história de cumplicidade;
- BREVE VISÃO DO POTENCIAL DA MICRORREGIÃO DE GUANAMBI E DE SEU APROVEITAMENTO PARA A REATIVAÇÃO DA CULTURA ALGODOEIRA E A PRODUÇÃO DE BIODIESEL E ETANOL (Josemar Rodrigues) – Prefeitura Municipal de Guanambi.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão