REGINA, HEBE, ANA MARIA, IVETE: AS MUSAS SUSPEITAS DO CANSEI


Paródia do cartaz do "Cansei"

''Essa história de levar povo pra rua não é proposta nossa, quantas pessoas virão, não importa. Nós estaremos lá''. A frase é Luiz Borges D'Urso, presidente da OAB paulista e - junto com o empresário João Doria - um dos líderes do Cansei, e dá bem o tom que tomou o movimento.

Por Eliakim Araújo*

Quando um dos principais organizadores, declara que ''levar povo pra rua não é proposta nossa'' a manifestação é natimorta e condenada ao fracasso. Repare que o autor sequer usa o artigo ''o'', antes da palavra povo. Ou seja, povo para ele é coisa distante, quase virtual.

No mesmo raciocínio, só para argumentar, se o movimento teve algo de nobre em sua origem, ele se perdeu ao distanciar-se das massas e quando escalou sua comissão de frente, formada por Hebe, Ivete, Regina e Ana Maria. Todas estrelas de primeira grandeza no nosso universo televisivo. Todas, à exceção de Regina Duarte, embolsam mensalmente rendimentos acima de um milhão de reais, conforme informações que circulam abundantemente nas colunas e revistas especializadas.

A foto das quatro musas, com rostos circunspectos e a mão direita sobre o peito, não empolga ninguém, porque todos sabemos que elas não são assim. São todas mulheres esfuziantes e, aparentemente, de bem com a vida. A foto ficou falsa - talvez por erro de direção - pois Hebe, Ivete, Regina e Ana Maria não são assim em seu dia a dia televisivo.

Outro pecado na escolha das musas é que pelo menos duas delas sempre foram assumidamente anti-Lula (e anti-PT). Quem não se lembra da atriz Regina Duarte no programa do então candidato José Serra, em 2002, declarando ''temer pelo futuro do Brasil'', caso o candidato do governo FHC não fosse eleito? Quem não se lembra de Hebe declarando abertamente seu voto (e sua eterna amizade) ao candidato Paulo Maluf? Logo, pode-se inferir que o parti pris das duas contra o atual presidente vem de longe.

Diante disso, a pergunta é inexorável. Será que as quatro estão assim tão indignadas com o Brasil? Será que interessa a elas alterar a atual situação social que lhes é tão favorável? Vale a piada: não estarão ''cansadas'' nossas estrelas, isto sim, de ganhar tanto dinheiro?

Quem viveu os grandes movimentos sociais brasileiros sabe que nada acontece sem a participação do povo. A história recente do país registra espetaculares mobilizações populares, algumas nem sempre vitoriosas na primeira hora - como a Marcha dos Cem Mil, em 1968, que recrudesceu a repressão do regime militar com a edição do AI-5 - mas mostraram a força do velho refrão ''povo unido, jamais será vencido''. Outras, vitoriosas, como as manifestações dos ''caras pintadas'', que ajudaram a derrubar Collor do poder. Sem esquecer a campanha das Diretas, em 1984, que levou para as ruas do Rio e São Paulo milhões de pessoas.

O ato na Catedral da Sé tem assim todos os ingredientes para não dar certo: primeiro pelas declarações infelizes e a falta de representatividade de suas lideranças, depois pela escolha errada das musas e finalmente por sua limitação a São Paulo. E, fundamental, esqueceram de chamar os excluídos.

PS. A coluna já estava pronta, quando li a gozação do Macaco Simão da Folha em cima do João Dória Junior, um dos líderes do Cansei: ''ele mora numa casa de onze mil metros quadrados nos Jardins, se ele está cansado eu troco de lugar com ele''.

Fonte: Site Direto da Redação (http://www.diretodaredacao.com/)

Comentários

Anônimo disse…
Por isso que a cada dia eu sou um grande admirador da dupla DOM E RAVEL, que em 1974 no auto da ditadura militar, um movimento que brincava com a racionalidade humana, tentando passar e obrigar a todos a pensar que tudo estava bem. Eles tiveram a coragem de gravar a canção Animais Irracionais (somos todos meio), o que gerou um grande descontentamento nos lideres da ditadura que mandou retirar os seus discos de todas as rádios da época. Eles mesmos que fizeram a linda canção ufanista, "Eu te amo meu Brasil" que a ditadura acabou se apegando e fazendo como se fosse para eles. O quero dizer com isso, é simplesmente que depois de muitos anos, estas mesmas mentes pervertidas, e altamente maldosas, que chega ao ponto de utilizar de uma situação trágica, onde todos sabemos por laudos técnicos e investigações que nada tem a ver com erros operacionais dos órgãos governamentais federais. É uma prova que mentes que não admitem a vontade popular, que é soberana seja o ápice da democracia, e sim vontade de órgãos elitistas, como OAB, Rede Globo e outros. Esta mesma irracionalidade cantada por Dom e Ravel perdura nos dias de hoje, uma prova que desenvolvimento intelectual em nada tem a ver, quando muitas vezes, interesses alheio a vontade popular tenta se sobrepor. O bom é que neste mesmo meio “racional e irracional” do instinto humano, existe os que não se curvam e não se deixar usar.

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão