PARA CUT, GLOBO SERÁ COLOCADA EM "XEQUE" NO DIA 5 DE OUTUBRO


A secretária nacional de Comunicação da CUT, Rosane Bertotti, destaca o acerto dos movimentos sociais na escolha do 5 de outubro -dia em que expiram as cinco concessões próprias da Rede Globo (SP, RJ, BH, Brasília e Recife) - como data simbólica para propor ao Congresso Nacional que as concessões públicas sejam feitas com controle social. ''Este é o momento propício para tomarmos as ruas e fazer o debate com a sociedade, principalmente porque a Rede Globo se tornou um partido que está sendo colocado em xeque'', avalia.

"Globo é um partido que está em xeque" Conforme Rosane, ''o que temos hoje é o monopólio das versões de um fato social nas mãos do poder privado. Precisamos garantir a democratização, estruturando a TV Pública, fortalecendo a rede de rádios e tevês comunitárias e garantindo recursos institucionais para as diversas vertentes de opinião. Onde não tem marco regulatório, a verdade privada prevalece, negando espaço ao contraditório''. Rosane acredita que é hora de colocar a mudança na lei em pauta, ''numa articulação no Senado e na Câmara para questionar a forma como um bem público está sendo manipulado''.

Partido político


A dirigente cutista denuncia que assim como na Venezuela, a mídia brasileira tem se comportado como partido político de ''oposição aos avanços sociais, relegando à invisibilidade quem se contrapõe aos seus mesquinhos interesses, como foi o caso da recente manifestação contra a Emenda 3. Apesar de termos levado mais de 20 mil às ruas de Brasília no 15 de agosto, ao contrário da meia dúzia do ato do 'Cansei' na Praça da Sé, a mídia golpista ignorou solenemente nossa mobilização''.

Para Rosane Bertotti, é preciso investir na estruturação de uma ampla rede pública de rádio e televisão e também apoiar meios alternativos, ''com recursos para se contrapor à ditadura da meia dúzia de famílias que controlam o espectro rádio e televisivo, os jornais e revistas''.

Portal do Mundo do Trabalho

Fonte: www.vermelh.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão